Mostra resgata a história da Banda Daki

Por


Mostra resgata a hist?ria da Banda Daki Reviver o Carnaval re?ne 150 fotos e evidencia a criatividade e a alegria dos foli?es que acompanham o bloco nesses 37 anos de exist?ncia

Daniele Gruppi
Rep?rter
19/02/2009

Para quem n?o gosta de brincar Carnaval, mas se diverte ao ver os foli?es curtindo a festa, uma dica ? conferir a exposi??o Reviver o Carnaval. Trata-se da reuni?o de flashes de um dos blocos mais tradicionais de Juiz de Fora, a Banda Daki.

Segundo o organizador da exposi??o e da Banda Daki, Jos? Carlos Passos, a proposta ? mostrar a criatividade e a alegria dos foli?es, resgatando a hist?ria da Banda. "Tem fotos interessantes e divertidas."

Jos? Carlos afirma que cada estande da mostra re?ne fotografias de um per?odo de dez anos. "H? fotos desde o ano da cria??o do bloco, em 1972, todas em preto e branco." Esta ? a quarta exposi??o que o organizador promove. "A primeira vez foi em 1992, quando a Banda Daki completou 20 anos. Depois, fizemos novamente nos 25 anos do bloco e no ano passado."

Ele conta que os coment?rios dos juizforanos s?o positivos. "Tem sempre uma pessoa que fala que se divertiu ao ver um amigo, um parente ou o pai nas imagens." Al?m das fotos, h? o primeiro livro de ouro, com a rela??o de fundos arrecadados para realizar o bloco, e a primeira bandeira da Banda Daki.

Hist?ria do bloco

A Banda Daki nasceu em 1972 da reuni?o de uma turma de amigos do bairro S?o Roque. Eles sentiam falta de uma programa??o diurna para o s?bado de Carnaval. Eles resolveram se juntar com fantasias e muito bom humor para fazer gra?a pelas ruas da cidade.

Fundaram o bloco S?o Roque, mas como o n?mero de adeptos crescia, os organizadores entenderam que o bloco deveria ser da cidade e n?o apenas da turma de S?o Roque. Em 1974, mudaram o nome para Banda Daki.

Jos? Carlos contribui com a organiza??o e a angaria??o de fundos para o bloco desde 1979, sendo considerado o grande entusiasta da festa. Ele afirma que o seu objetivo ? manter a tradi??o.

Banda Daki em 2009

A Banda Daki vai sair no s?bado, dia 21 de fevereiro. De acordo com Jos? Carlos, a concentra??o para o bloco come?a ?s 10h, na avenida dos Andradas. ?s 12h30, quando o prefeito entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Fabr?cio Scorallick, e ? rainha do Carnaval, Grazielle dos Santos, o bloco sai pela avenida Rio Branco, na pista central, em dire??o ? Catedral.

Dois trios el?tricos, al?m da banda Realce, v?o animar os foli?es. As marchinhas carnavalescas dar?o o tom da festa. Os foli?es v?o brincar ao som de Mam?e eu Quero, Cabeleira do Zez? e Chiquita Bacana.

Isabelita dos Patins vai marcar presen?a. Ela tamb?m foi a atra??o da Banda Daki em 2008. A expectativa de Jos? Carlos ? de que 70 mil pessoas participem desta festa. Para ele, os juizforanos devem mostrar a criatividade na hora de cair no folia. "Fantasia ? o que se tem em casa e n?o se usa. Todo mundo pode se fantasiar."

A exposi??o Reviver o Carnaval pode ser conferida at? o dia 24 de fevereiro, no Shopping Independ?ncia, durante o hor?rio de funcionamento.