Livro infantil aborda assuntos da realidade com mais facilidadeA Turma da Vila & O Mistério da Serpente Dourada da juiz-forana Luciane Rinco trabalha convívio social, meio ambiente, amizade e pode ser usado em sala de aula

Victor Machado
*Colaboração
7/7/2011
capa do livro

A Turma da Vila & O Mistério da Serpente Dourada é o mais recente livro da escritora juiz-forana Luciane Rinco. O trabalho segue a linha da primeira obra da autora, o romance juvenil Café com Leite, e tem o objetivo de trabalhar assuntos da realidade e servir como ferramenta para discussão em sala de aula.

"Meus livros trabalham a questão de convívio social, meio ambiente, família, amizade e servem como ferramentas para os professores abordarem esses assuntos com mais facilidade." De acordo com a autora, um exemplo é a abordagem feita sobre a vida de um sem-teto, no livro. "A história aponta como ele se tornou um sem-teto e o dia a dia dele."

E a repercussão, segundo a escritora, é positiva. O projeto da escritora, Contos e Encantos num Canto do Mundo, aprovado na Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, prevê a distribuição de 750 exemplares do livro e encontros com alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Juiz de Fora. "Sempre que visito uma escola, os alunos querem saber se haverá uma continuação dos livros e ficam perguntando sobre como é escrever, enfim, é uma interação bacana."

Luciane acredita ainda que a literatura é uma forma de perceber e incentivar os sonhos e os anseios dos jovens, além de aproximar crianças e adolescentes da periferia com o mundo literário. "Fazemos a distribuição e os encontros com os alunos da periferia. A literatura é muito distante da realidade deles e essa é uma forma de aproximá-los dos livros. Eles gostam e se empolgam quando veem a autora do livro perto deles. Acabam se interessando e querendo entender um pouco mais."

O livro, que será lançado nesta sexta-feira, 8 de julho, em uma livraria da cidade, foi todo produzido em Juiz de Fora e teve a participação de Thais Vandanezi nas ilustrações. Para Luciane, esse é um fator importante, já que Café com Leite não teve o apoio de editoras da cidade. "É uma forma de mostrar que o projeto está dando resultado. Agora conseguimos fazê-lo aqui na cidade."

Alunos Alunos
Primeiro livro

O primeiro livro de Luciane teve a distribuição restrita a alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois se tratava da história da Primeira República e das Oligarquias Cafeeiras. "Foi um sucesso. Os professores adotaram como uma maneira agradável de aprender a história do Brasil."

Autora

Luciane afirma que sempre foi apaixonada por Literatura e destaca o prazer em escrever para o público juvenil. Ela acredita que captar a atenção da juventude, que tem ao seu redor os apelos da tecnologia, e também dos jovens que ainda não têm acesso a ela, é um desafio. Essa é a explicação para a escritora abordar temas como valores sociais e culturais em suas obras.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.