Lar do Caminho

Por


Lar do Caminho Entidade completa 23 anos com hist?rias de abandono e descaso que se transformaram em exemplos de inclus?o e amor ao pr?ximo

Djenane Pimentel
Rep?rter
28/07/2004

Dona Isabel conta que o Instituto Educacional Allan Kardec surgiu da necessidade de se educar as crian?as do Lar da Caminho. A m?dium explica tamb?m a import?ncia de se trabalhar pelo pr?ximo. Clique ao lado


Uma obra de luz - assim pode ser definido o Lar do Caminho. Criada h? 23 anos, a entidade tem conseguido n?o s? tirar as crian?as das ruas, como devolver ? sociedade jovens equilibrados e preparados intelectual, social, emocional e espiritualmente. No Lar, ? oferecido assist?ncia integral: m?dico-odontol?gica, vestu?rio, alimenta??o, educa??o acad?mica, al?m da espiritual.

A respons?vel por toda a obra, Isabel Salom?o de Campos, tamb?m fundadora do centro esp?rita A Casa do Caminho, conta que mais de 500 meninos j? foram beneficiados. "O nosso objetivo ? promover a crian?a para que ela se torne um cidad?o feliz e produtivo, dentro do contexto familiar. Se a fam?lia n?o existir, que ele possa, um dia, constituir sua pr?pria fam?lia, baseado nos ensinamentos crist?os recebidos".



Hoje, o Lar do Caminho abriga 50 meninos, ?rf?os ou n?o. Mais que resgat?-los, a entidade oferece a estas crian?as uma oportunidade essencial: a de estudar. Todos eles estudam no Instituto Educacional Allan Kardec, uma escola particular, cuja renda ? destinada ?s necessidades mensais da institui??o (material escolar, rem?dios, alimenta??o, vestu?rio, impostos, etc).

A maioria das crian?as chegam ao Lar com a m?dia de 4 anos de idade, onde ficam at? se formarem, no segundo grau. As crian?as que possuem fam?lia costumam ir para casa nos fins de semana, f?rias e feriados. Uma vez por semana, os pais dos meninos s?o convidados a comparecer ao Culto do Evangelho, no Lar do Caminho. Al?m disso, tamb?m s?o realizadas festas para as fam?lias se integrarem mais com os filhos.

Como tudo come?ou

O Lar do Caminho nasceu durante um momento de felicidade na vida de Isabel. Durante um almo?o em fam?lia, a m?dium diz ter recebido a visita de seu mentor espiritual, Jo?o de Freitas, que lhe incentivou a sair do conforto de sua casa e abra?ar os filhos de outras m?es, que n?o possu?am a mesma sorte, e n?o tinham o m?nimo para sobreviver.

Ap?s dez meses, Isabel e o marido, Ramiro Monteiro de Campos, se mudaram para a nova casa, e receberam, em dezembro de 1981, o primeiro dos infinitos meninos que j? passaram pelo Lar.

Recursos

Sem nenhum fim lucrativo, a institui??o est? sendo mantida, ao longo de todos estes anos, com a ajuda de doa?es da comunidade, al?m da realiza??o de v?rios eventos beneficentes, como festas juninas, churrascos, almo?os, feijoadas, etc.

Como Ajudar

Se voc? quer ajudar o Lar do Caminho, ? simples: basta ligar para os telefones 3215-0177 ou 3216-9616 e saiba como fazer sua doa??o. No site www.acasadocaminho.com.br voc? tamb?m encontra mais informa?es sobre o centro e a entidade.

30 anos de dedica??o

A comunidade esp?rita A Casa do Caminho completou, em maio, 30 anos. Funcionando na R. Almirante Barroso, 139 (ao lado, est? o Lar do Caminho), o centro ? destinado ao estudo da doutrina esp?rita e ? assist?ncia aos necessitados.

No dia 25 de julho (domingo), aproximadamente 500 "super" cestas b?sicas foram entregues a fam?las carentes da cidade. Segundo Isabel, ? assim que se mostra o amor a Deus: trabalhando pelo pr?ximo. "O trabalho alimenta o esp?rito. ? uma ben??o de Deus poder servir, pois s? assim vale a pena viver", finaliza.