Menina Artes? completa dez anos com mais de mil adolescentes instru?das

Por

Segunda-feira, 28 de junho de 2010, atualizada às 11h

Menina Artesã completa dez anos com mais de mil jovens instruídas

Pablo Cordeiro
*Colaboração

"Prezamos pela formação humana através do artesanato." Com esta afirmação, a coordenadora do programa A Casa da Menina Artesã, Maria Cláudia Magalhães, explica sobre o projeto que completa dez anos de existência nesta segunda-feira, 28 de junho. Com 1.143 meninas instruídas na arte desde 2000, o programa de assistência prima pelo trabalho aliado à escolaridade para formar uma jovem capaz de seguir os sonhos e ajudar a família.

A iniciativa atende atualmente 102 meninas por dia, com idades entre 14 e 18 anos incompletos. Doze funcionários - entre serviços gerais, assistentes administrativos, professores de educação artística, educadores sociais, pedagogo e assistente social - atuam junto às meninas a fim de ensinar o artesanato e a cidadania.

"O importante é a formação humana. Temos um programa com a base sólida para as famílias que participam e para a sociedade de Juiz de Fora. Somos respeitados e transparentes em relação ao repasse dos lucros para as meninas", exalta a assistente social Maria Cláudia. Além do artesanato, o conteúdo socioeducativo aborda questões ligadas à saúde, incluindo métodos contraceptivos, DST – Aids, direitos da pessoa e de cidadania, expressão oral e escrita, importância da formação escolar, autoestima, ética, postura profissional e motivação.

A Casa da Menina Artesã é um programa executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Encaminhamento para o mercado profissional

Programação das festividades

28/6 – Abertura da Semana de Comemorações
Oração em agradecimento realizada pelo Padre Lélis (Capela Senhor dos Passos)
Local: Casa da Menina Artesã
Horário: 9h

29/6, 30/6 e 1/7 – Lanche de Aniversário 
Local: avenida Independência, 2267, Centro
Horário: 19h

2/7 – Tarde no Museu Mariano Procópio
Visita guiada para 80 meninas e criação de um painel, feito pelas adolescentes, que será doado ao museu. O painel será confeccionado pelas meninas nos jardins do Museu.
Local: Museu Mariano Procópio
Horário: das 14h às 18h

28/6 a 2/7 – Exposição e Venda dos Produtos
Estandes com os produtos da Casa da Menina Artesã serão comercializados.
Local: rua Morais e Castro, 300, Alto dos Passos
Horário: 14h às 22h

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Últimas Notícias