Quarta-feira, 2 de junho de 2010, atualizada às 15h04

Grupo de Juiz de Fora participa de festival de dança de Joinville

Carolina Gomes
Repórter

Juiz de Fora terá um representante no 28º Festival de Dança de Joinville. O Grupo de Dança Passos Mágicos irá participar do evento que ocorre em julho. Com a coreografia "Espelhos", da professora de dança Elisângela Pires da Silva, o grupo integra a categoria Palco Aberto.

"Foi a primeira vez que nos inscrevemos e tivemos a sorte de sermos selecionados", declara Elisângela. A categoria na qual o grupo participa não é competitiva, mas, de acordo com a coreógrafa, é uma excelente oportunidade de divulgar o trabalho do grupo em escala internacional.

A equipe que viaja para o Sul é composta por dez bailarinas e a coreografia apresentada será baseada na que foi usada no Festival de Dança de Juiz de Fora, com algumas modificações. Segundo a coreógrafa, foram selecionadas as melhores dançarinas entre as que participaram do último festival e estão sendo realizados treinos diários. A princípio serão cinco apresentações, entre os dias 26 e 30 de julho.

O grupo

O Grupo de Dança Passos Mágicos é um projeto social que oferece gratuitamente aulas de dança para crianças e adolescentes carentes de vários bairros de Juiz de Fora. Nascido em 2001, o grupo completa 10 anos e essa oportunidade é excelente para comemorar.

Por se tratar de um projeto social, o grupo não possui todos os recursos necessários para ir até o festival, que, de acordo com os cálculos de Elisângela, fica em torno de R$ 8.000. Para conseguir o montante necessário, a equipe realizará eventos para arrecadar verbas para cobrir os custos de hospedagem, alimentação e transporte, já que o figurino foi todo confeccionado pelas próprias dançarinas.

O festival

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de 4,5 mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, numa média de 170 horas de espetáculo, o que inclusive valeu a citação como o maior festival de dança do mundo no Guiness Book de 2005.

Numa trajetória que em 2010 completa 28 anos o festival recebe milhares de bailarinos de várias partes do Brasil e do mundo, com o objetivo de participar da Mostra Competitiva, Meia Ponta ou Palcos Abertos. O festival engloba a realização de cursos e oficinas com fim de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.