Programação de blocos do Carnaval 2010 está fechada

Por

Programação de blocos do Carnaval 2010 está fechadaDe segunda, 8 de fevereiro, até sábado, 13, o Carnaval de rua agita Juiz de Fora. Intenção é resgatar a folia de antigamente, com marchinhas e sambas

Clecius Campos
Repórter
12/01/2010

A programação de desfiles de blocos do Carnaval 2010 de Juiz de Fora já está definida. Segundo o coordenador do Carnaval de rua da cidade e fundador da Banda Daki, Zé Kodak, seis blocos, além da tradicional banda, ocuparão a semana que se inicia no dia 8 de fevereiro (segunda-feira) e vai até o sábado, dia 13.

A intenção é resgatar a folia de antigamente, com a apresentação de marchinhas e sambas de anos passados, que marcaram gerações. "Em todo o país, o Carnaval de rua está voltando a ter o formato que tinha há alguns anos. No Rio de Janeiro, em Ouro Preto e em São João del Rei, a Festa de Momo dessa forma tem dado muito certo e atraído famílias e pessoas de bem. É isso que queremos para Juiz de Fora, uma folia com confete, serpentina, pierrô e colombina."

O desfile dos blocos em Juiz de Fora se inicia com a Batalha de Confetes, no dia 8 de fevereiro. A guerra é um encontro entre os personagens de todos os blocos da cidade e vai contar com a apresentação de dez carros antigos. "Precisamos atrair as famílias para a folia e resgatar esse Carnaval." A concentração ocorre no Parque Halfeld, a partir das 18h.

No dia 9, a partir das 18h, o Bloco do Batom faz sua estreia com o desfile de cerca de 200 mulheres, preparadas para a folia. Uma corda vai separar as integrantes do bloco do público que vai assistir ao desfile. "As mulheres virão com fantasias bem bonitas e femininas. O bloco foi criado para dar vida a uma brincadeira de Carnaval que diz ser a terça-feira o dia das mulheres e a quarta-feira o dia dos homens." O ritmo será marcado por uma banda, que acompanha a mulherada do Parque Halfeld até o final do Calçadão.

Se a quarta-feira é a vez dos homens, é no dia 10 que as Domésticas de Luxo descem o Calçadão fazendo a festa. O grupo, que completa 52 anos de história, apresenta o samba Pretinhas de Chapinhas, de Eduardo Furtado e Jânio Eust, sobre modernidade e a alegria do Carnaval (ouça o samba e confira a letra no box acima). O grupo deve levar 150 integrantes ao desfile.

O bloco Recordar é Viver, do Centro de Convivência do Idoso da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), sai na quinta-feira, dia 11. Segundo Zé Kodak, o bloco já é tradicional e deve levar de 200 a 300 integrantes ao Calçadão. À noite, o 4º Baile da Banda Daki traz uma prévia da grande festa do sábado, 13.

Na sexta-feira, 12, o Bloco do Pintinho faz concentração no Parque Halfeld, às 17h, para o desfile no Calçadão. O grupo que não pode ter mais de 99 integrantes é o único que está fechado. "Os integrantes do bloco não podem ser 100 pintinhos", brinca Zé Kodak. Um bondinho, que leva os foliões vestidos como estudantes do jardim da infância, é marca registrada do bloco.

Às 18h da sexta-feira, o Bloco do Beco toma o Parque Halfeld para a sua concentração. O grupo simula uma espécie de roda de samba com cerca de 400 pessoas. "A festa vai ser bonita. Os dois blocos devem se encontrar no Calçadão e aumentar ainda mais a folia."

No sábado, a Banda Daki inicia a concentração às 10h, na avenida dos Andradas. Às 13h, o grupo segue pela Rio Branco até a Catedral Metropolitana. A expectativa é de atrair cerca de 80 mil pessoas. Segundo Zé Kodak, os últimos detalhes de segurança estão sendo esquematizados em parceria com a Prefeitura e a Polícia Militar. A intenção é promover uma festa segura.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes