• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Moradores da Casa da Cidadania confeccionam enfeites para o Natal de JF

    Oficina ensina ex-moradores de rua a utilizar materiais recicláveis para decorar a cidade

    Laura Lewer
    *Colaboração
    1/11/2013
    Casa de Cidadania

    Quem olhar para a Praça da Estação ou Restaurante Popular de Juiz de Fora no Natal deste ano, poderá conferir o resultado do trabalho de 14 alunos da Oficina de Enfeites Natalinos, oferecida pela Casa da Cidadania, em parceria com a Funalfa e a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Cerca de cem bolas gigantes, feitas com aproximadamente 4 mil garrafas pet e pedaços de arame, decorarão a cidade como um lembrete de integração, oportunidade e sustentabilidade.

    O curso de reciclagem, é o primeiro oferecido para os usuários da Casa da Cidadania, que ajuda na reintegração de pessoas à sociedade, depois da vida nas ruas. De acordo com a pedagoga da instituição, Josélia Avelino, a volta à rotina é característica essencial da oficina. "Pelo fato de terem vivido um bom tempo da rua, muitos criam sua própria rotina. Agora, o clima na Casa melhorou porque eles estão se sentindo úteis e essa volta do compromisso e responsabilidade na vida deles é muito importante", afirma. 

    Segundo Josélia, a aceitação dos moradores é tão grande que o instrutor Paulo Roberto de Carvalho resolveu ensiná-los a fazer outros objetos além da decoração, como puffs, sofás, camas, vassouras e brinquedos. Assim, os alunos poderão gerar renda com seu próprio trabalho posteriormente. "Muitos deles têm contato com reciclagem, então aprendem fácil. Além disso, é um trabalho que gasta pouco e evita que esses materiais poluam o ambiente.", comenta o instrutor. 

    O morador da Casa da Cidadania Júlio Cérgio está animado com o curso. "Me sinto muito bem, com vontade de ir para frente. Quero aprender e quem sabe um dia ensinar outras pessoas também. Quero sair deste curso com um trabalho melhor para engrandecer minha vida e minha família."

    O instrutor pretende aumentar o grupo para 20 pessoas até seu fim, no dia 28 de novembro. A chegada de novos companheiros deve agradar Júlio, que gosta do trabalho em equipe. "Precisamos de mais pessoas que tenham interesse, que queiram se movimentar igual eu quero. Só fazemos a diferença se trabalharmos em conjunto", diz.

    Casa da Cidadania

    A Casa da Cidadania faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executada pela Amac, e realiza atendimento à pessoa adulta em situação de rua. Ao todo, 70 leitos são oferecidos para homens e mulheres. O telefone para contato é o (32) 3690-7600.

     

    *Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.