Luis Fernando Verissimo e Arlete Salles em Juiz de Fora

Por

Luis Fernando Verissimo e Arlete Salles em Juiz de Fora
Segunda-feira, 28 de julho de 2014, atualizada às 10h48

Luis Fernando Verissimo e Arlete Salles são as atrações do Sesc Literatura

O jornalista e escritor consagrado Luis Fernando Verissimo é o próximo convidado do Sesc Literatura, que ocorre nesta quarta-feira, 30 de julho, no Cine Theatro Central. Ele terá seus textos lidos pela atriz Arlete Salles. O evento ocorre às 20h e tem entrada gratuita, com distribuição de senhas começa uma hora antes da palestra.

Luis Fernando Verissimo é escritor, jornalista e cartunista, nascido em Porto Alegre. Filho do escritor Érico Verissimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, aos 16 anos.  Iniciou sua carreira como jornalista no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966. Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhã. Em 1975, retorno ao seu antigo emprego, o sucesso dos textos produzidos nesta época garantiu o lançamento do livro A Grande Mulher Nua. Participou também da televisão, criando quadros para o programa Planeta dos Homens, na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série Comédias da Vida Privada, baseada em livro homônimo.

A programação ainda contará com a realização de oficinas de leitura, que mostrarão como se utiliza o ensino da língua e como se desenvolve o prazer em ler na sociedade contemporânea. Os temas trabalhados nas atividades são sempre relacionados às obras dos escritores em questão. Os interessados devem se inscrever por e-mail, durante o período de 28 de julho a 1º de agosto.

Confira o cronograma das oficinas

A literatura de cada dia (2 de agosto, das 9h às 12h)

Laura Assis

A oficina tem como objetivo discutir o gênero crônica e suas possibilidades de criação, a partir da obra de Luiz Fernando Verissimo. Serão discutidos ainda o papel deste tipo de texto na formação de leitores e articulações teóricas ligadas a essa questão. Ao final da oficina, o aprendiz será capaz de reconhecer especificidades da crônica, analisar os vários aspectos deste gênero e ainda produzir textos que se aproximem dessas características.

Histórias em Quadrinhos: o que são e por que qualquer um pode fazer (2 de agosto, das 14h às 17h)

Rafael Senra

Apesar do preconceito de que HQs são 'coisa de criança', algumas pesquisas afirmam que a fusão de imagem e texto escrito faz dessa mídia um dos veículos com maior potencial de comunicação. Cada vez mais, os quadrinhos tem ganhado espaço, seja no entretenimento, na educação, e em tantas outras áreas. Nesse curso será discutido o que diferencia os quadrinhos de outros suportes, quais ferramentas são necessárias, como otimizar a prática com o uso da tecnologia, e porque é possível fazer (bons) quadrinhos mesmo sem entender muito de desenho. Também serão apresentadas práticas orientadas, inspiradas por extratos da obra de Luís Fernando Verissimo.