Juiz de Fora

Por


Atividades f?sicas para idosas Projeto "Sonho nosso" oferece oportunidade para comunidade do Alto do Graja? de melhorar a qualidade de vida

Renata Solano
*Colabora??o
13/02/2008

Alunos do curso de Educa??o F?sica de uma universidade da cidade, junto com a Unidade B?sica de Sa?de (UBS) do bairro Alto do Graja? desenvolvem um projeto com mulheres idosas da comunidade.

Denominado "Sonho Nosso", o projeto tem o objetivo de levar a essas pessoas uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida amenizando problemas como depress?o, e dist?rbios metab?licos normais da idade.

Segundo a volunt?ria do projeto Fernanda de Castro Fran?a (no v?deo), o projeto ? importante e funciona atrav?s do revezamento dos tr?s estagi?rios respons?veis pelo projeto. "Recebemos um convite do professor orientador, Joaquim Ramalho, para dar aula de gin?stica e aer?bica para estas senhoras e n?s nos propomos a levar a esse p?blico um trabalho bem feito", comenta.

Fernanda acredita que as tr?s vezes por semana que o grupo oferece a atividade para as 30 mulheres que est?o inscritas no projeto representa um momento de distra??o e alegria para elas. "? uma comunidade carente que n?o faria exerc?cio f?sico se n?o fosse essa oportunidade. Elas t?m uma vida comum e recebem nossas aulas como se fosse uma forma de sair da rotina", afirma.

O outro estagi?rio, Wanderson Maimere (no v?deo), define como gratid?o o que recebe pelo trabalho volunt?rio. "A gente fica muito feliz quando percebe um retorno dessas mulheres, quando elas nos dizem que est?o mais alegres e mais bem dispostas", conta.

Os estagi?rios comentam que a maior dificuldade de manter o projeto ? a falta de verba para a obten??o de materiais como halteres, caneleiras, colch?es espec?ficos para gin?stica e outros.

Como participar do projeto

Para ser uma aluno do projeto "Sonho nosso" ? preciso que a pessoa v? ? Unidade de Sa?de do bairro, seja examinada pelo m?dico e receba indica??o para realizar as atividades orientadas pelos estagi?rios.

Para ser um instrutor ? preciso ser aluno de educa??o f?sica da faculdade e ter disponibilidade de hor?rio, bem como vontade de trabalhar como volunt?rio. "N?s n?o recebemos nenhuma ajuda de custo, nem mesmo para as passagens que gastamos para ir l? dar as atividades", esclarece Wanderson.

Os interessados em oferecer material de gin?stica e muscula??o para o projeto pode entrar em contato com Wanderson. Envie um e-mail para redacao@acessa.com.

O projeto

As mulheres do bairro Alto do Graja? recebiam aulas de educa??o f?sica de um professor especialista, mas em 2005 ele se desligou do projeto e a atual universidade respons?vel pelo projeto assumiu a proposta oferecendo a oportunidade de levar a aquelas senhoras uma melhor qualidade de vida.

Segundo a assessoria da universidade, trata-se de um projeto ? muito interessante j? que trabalha com um nicho legal, justamente por se tratar de um assunto em voga como ? a sa?de e o exerc?cio f?sico na terceira idade.

As aulas s?o dadas no sal?o paroquial do bairro e eventualmente s?o oferecidas atividades para as idosas dentro da sede da universidade.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF