Ter?a-feira, 13 de novembro de 2007, atualizada no dia 14 de novembro, ?s 16h10

Comemora?es do m?s da Consci?ncia Negra pelo Ax? Crian?a e Sintufejuf em Juiz de Fora


S?lvia Zoche
Subeditora

Entre as v?rias programa?es da cidade para comemorar o m?s da Consci?ncia Negra, est?o os eventos organizados pelo grupo Ax? Crian?a e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf) e seu grupo de trabalho Anti-Racismo, a Arquidiocede de Juiz de Fora e col?gio dos Jesu?tas.

Na sexta-feira, dia 16 de novembro, o Ax? Crian?a faz uma missa Afro para comemorar os 10 anos do grupo, ?s 19h30, na matriz s?o Pio X (Rua Valter Campos, 20, Ipiranga). No dia 17, o grupo entrega o m?rito "Amigos do Ax? Crian?a", ?s 20h. Em seguida, fazem uma festa no sal?o da igreja matriz no Ipiranga.

No domingo, dia 18, o grupo participa de eventos comemorativos de outros grupos afros. "Ainda n?o sabemos quais, porque estamos recebendo v?rios convites", diz a presidente Helena de Oliveira. No col?gio dos Jesu?tas (Avenida Independ?ncia, 1600), eles realizam uma missa afro, ?s 18h30, no dia 19 de novembro, para os estudantes no col?gio. No dia seguinte, 20 de novembro, est? programada uma palestra, com leitura dram?tica e debate da pe?a 'A mesa' com Lauro Higino Maria da Silva. Na quarta, obras de artistas negros de Juiz de Fora ficam expostas no col?gio de 9h ?s 17.

No dia 20 de novembro, data da comemora??o da Consci?ncia Negra, ele fazem uma missa afro na igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Onofre Mendes, 320 - Mundo Novo).

O Grupo de Mulheres Crist?s, que existe h? seis anos, e trabalha junto a pastoral afro-brasileira, vai realizar um desfile mostrando as roupas e a beleza natural de homens e mulheres da comunidade, no s?bado, dia 24 de novembro.

A expectativa da coordenadora do grupo, Andr?a Ara?jo Rodrigues, ? de que tenham 20 manequins na passarela, de diversas faixas et?rias. "Quando come?aram as inscri?es para o desfile, as pessoas estavam achando que era um concurso de beleza. N?o ?. ? um desfile para mostrar o quer a gente ? enquanto pessoa, e nossa beleza natural", explica.

Al?m do desfile, vai ter dan?a com o Ax? Crian?a, com grupo de hip hop, e bateria mirim de escola de samba. A programa??o est? marcada para come?ar ?s 20h, no Centro Social Padre Geraldo (Rua Darcy Vargas, s/n, Ipiranga), em frente ? Pra?a do Ipiranga.

"Encontro 20 de Novembro"

O Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf) e seu grupo de trabalho Anti-Racismo realizam a 5? edi??o do "Encontro 20 de Novembro". O sindicato avisa que as inscri?es para o evento j? terminaram e as cem vagas dispon?veis para participantes foram completadas.

Na programa??o, o professor doutor Renato Emerson dos Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) vai dar uma palestra sobre "Pol?ticas de perman?ncia dos alunos cotistas", ?s 19h; a apresenta??o cultural com o Grupo Folcl?rico Macau?/SESC-JF, vai ser ?s 20h30, no dia 19 de novembro. No dia 20, ?s 9h, acontece a palestra sobre "Anemia Falciforme", com Cleidin?ia dos Santos Lima, da Associa??o de Falc?micos e Talass?micos do RJ e Maria da Penha C. Silva, da Associa??o dos Portadores de Anemia Falciforme e Tra?o Falc?mico de Juiz de Fora e Regi?o.

?s 11h, ? a vez do membro da Comiss?o de Acessibilidade da UFJF e do Conselho da Pessoa com Defici?ncia de Juiz de Fora, Marcos de Paiva Nunes, falar sobre "Acessibilidade com dignidade e respeito". A professora de ensino superior de Hist?ria da ?frica, Rita de C?ssia Souza Felix Batista, vai falar sobre "Valoriza??o e realidade da popula??o negra", ?s 14h. E a apresenta??o dos trabalhos do F?rum Regional de Entidades Negras e Parceiras acontece ?s 16h.