Hemocentro realiza captação de sangue na UFJF

Por

Segunda-feira, 9 de novembro de 2009, atualizada às 13h

Hemocentro realiza captação de sangue na UFJF

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza nesta terça-feira, 10 de novembro, a captação sanguínea na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação ocorre das 8h às 17h, no prédio da reitoria, na área central do Campus Universitário. A iniciativa é em referência às comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Para a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Ana Eliza Alvim, é esperada uma quantidade de 120 a 150 doadores, entre estudantes e funcionários. "Por causa dos trotes solidários, sempre vimos uma oportunidade de fazer uma ação destas na universidade. Através da parceria com o Núcleo de Empresas Juniores da UFJF foi possível a mobilização."

Para a estudante Mylena Mancilha, uma das organizadoras da campanha e líder do Núcleo de Responsabilidade Social da empresa júnior da Faculdade de Administração e Economia, a intenção é repetir anualmente, caso tenha sucesso. "Pela primeira vez, vamos realizar a captação na UFJF. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), por exemplo, a prática é consolidada." Mylena acrescenta que, mesmo direcionado para estudantes e funcionários, qualquer pessoa pode doar.

Melhorias no banco

Passado o período de baixas temperaturas e iniciado o mês das comemorações do Dia Nacional do Doador, a expectativa de melhoria no banco de sangue é grande. "Na semana de 23 a 28 de novembro, os doadores comparecem em peso ao Hemocentro. Muitas ações e atividades que lembram a causa da doação são realizadas. Diariamente, estamos recebendo uma média de 100 doadores, o que superou os meses de setembro e outubro. No entanto, ainda precisamos de mais para atender a todos os hospitais da região."

Programação do mês do doador

Dos dias 16 a 20 de novembro, será realizado no Hospital Universitário (HU) um movimento de sensibilização para doação de sangue para funcionários e pacientes. Uma coleta de sangue está prevista para o mês de dezembro. No dia 21, será realizado um jogo de futsal para integração de funcionários do Hemocentro e doadores. No dia 25, o Hemominas apresenta uma programação diferenciada nas dependências do Hemocentro. Finalizando a semana, no dia 26, ocorre uma solenidade de diplomação dos doadores mais assíduos da cidade.

Requisitos

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter tido hepatite após os dez anos e estar bem de saúde. Não é preciso estar em jejum. Caso a pessoa tenha almoçado, é necessário aguardar três horas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. É indispensável a apresentação de documento oficial e original de identidade, com foto. A doação demora em média 40 minutos.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes