Paula Lima registra fluxo intenso de carros No centro de Juiz de Fora, as características da rua são determinadas pelos diferentes trechos que ela apresenta e o trânsito intenso ocorrido no local


Daniele Gruppi
Repórter
09/10/2008

No centro de Juiz de Fora, a rua Paula Lima antes de desembocar na avenida dos Andradas é cortada pela doutor João Pinheiro e pela Santo Antônio. Por ela, pega carona também a Travessa Clério Bortoli.

Ao caminhar pela Paula Lima, é possível traçar as características da rua determinadas pelos diferentes trechos. Começando pelo percurso entre a avenida dos Andradas até a Santo Antônio, observa-se grande movimento de carro.

O porteiro de um edifício residencial Walter Clemente, há dez anos, trabalha na rua e diz que há muita batida de carro no local, principalmente, de madrugada. Ele afirma sentir-se incomodado com a poluição sonora e do ar, provocadas pelo fluxo intenso de veículo.

Também são encontrados no trecho estabelecimentos comerciais e prédios residenciais. Recentemente, inaugurou-se uma agência bancária no local. Quem tem comércio, se diz satisfeito com o ponto. Há 15 anos, Leandro Luiz Moreira da Silva, junto com outro sócio montou uma loja de cortina e decoração e revela que é um bom local para se trabalhar. Ele apenas reclama da falta de vagas para os clientes estacionarem.

No trecho entre a Santo Antônio e a João Pinheiro, o movimento de carros também é notório. A aposentada Inês Barbosa Pinto há 60 anos mora na rua. Ela conta que a instalação da Universidade Federal de Juiz de Fora no campus provocou o aumento de carros transitando pelo trecho, já que a João Pinheiro é uma das alternativas para se chegar à instituição.

Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima
Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima

"Era uma via muito sossegada, mas, agora, com tanto movimento fica difícil para atravessar a rua, quando saio de casa". Para Inês, o logradouro oferece recursos que a dispensa de ter que se deslocar por uma longa distância para resolver questões do dia-a-dia. "Tem ponto de ônibus, farmácia, supermercado e padaria próximos".

Leila Caetano mora na rua Barão de Cataguases e, às vezes, precisa passar pela Paula Lima, mas quando é possível, ela busca outro caminho, principalmente em horários de pico, para não enfrentar congestionamento.

No percurso, as casas antigas se misturam às novas construções. No trecho acima da João Pinheiro, as residências antigas foram preservadas e dominam a paisagem. O calçamento ainda não deu lugar ao asfalto. Consegue-se perceber ali um clima de tranqüilidade que contrasta com os demais trechos.

Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima Foto da rua Paula Lima
Curiosidade

Em homenagem a Francisco de Paula Lima, a rua foi batizada com o seu sobrenome. Nascido em Borda do Campo, Paraná, Lima casou-se primeiro com Maria Cândida de Lima e, depois, com Francisca Benedita Monteiro de Barros. Foi fazendeiro, presidente da Câmara Municipal da Vila do Santo Antônio do Paraibuna, vereador à primeira legislatura da Câmara Municipal, em 1853 e, depois, em outras legislaturas. Foi agraciado com o título de Comendador. Faleceu em 1865.