Segunda-feira, 28 de outubro de 2013, atualizada às 13h40

Concurso Nacional de Cordas premia vinte músicos brasileiros

cordas

Vinte músicos foram premiados com os R$18 mil destinados às melhores performances de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e melhor pianista acompanhador no último domingo, 27 de outubro, no 15º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio realizado pelo Centro Cultural Pró-Música/UFJF, com o apoio da Funalfa.
Na edição, 44 instrumentistas brasileiros participaram do concurso, que tem a tradição de incentivar quem se dedica aos instrumentos de cordas. Todos foram aprovados para a segunda prova, que definiu os 20 vencedores.

Os músicos foram submetidos a duas provas: uma eliminatória e a final, ambas com programa preestabelecido. O desempenho dos concorrentes foi avaliado por júri formado por Carlos Aleixo dos Reis, João Daltro de Almeida e Paulo Santoro, mantendo a tradição de reunir, na comissão julgadora, nomes de referência no ensino e na interpretação da música erudita.

O violinista Nathan Henrique do Amaral Oliveira conquistou o primeiro lugar da categoria B de violino (até 20 anos), o Prêmio Paulo Bosísio para o momento especial de arte do concurso (um violino de autor, possivelmente da segunda metade do século XVIII) e se tornou o grande destaque desta edição do concurso. Na categoria A, o vencedor foi o violinista Ivan Scheinvar Tavares. Nesta faixa, que reúne candidatos com até 25 anos, uma novidade foi a criação do Prêmio João Daltro de Almeida durante a realização do concurso. Daltro, que integrou o júri, decidiu criar uma premiação especial, que foi destinada à candidata Tamara de Oliveira Colucci Barquete, devido à sua performance no instrumento. Já na categoria C, o primeiro lugar ficou com Luca Costa Kevorkian. Esta categoria reúne candidatos com até 14 anos. Entre os mais jovens, outro destaque ficou por conta da jovem Christy Choi, que, com apenas 10 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria C de violoncelo. Confira todos os vencedores abaixo. 

Premiados

VIOLINO A – 1º lugar – Ivan Scheinvar Tavares
2º lugar – Yuri Reis Corrêa
2º lugar – Ricardo Molter
"Prêmio João Daltro de Almeida" – Tamara de Oliveira Colucci Barquete

VIOLINO B – 1º lugar – Nathan Henrique do Amaral Oliveira
2º lugar – César Augusto Bonfim dos Santos Pinto
2º lugar – Matheus Mendoza Baião

VIOLINO C – 1º lugar – Luca Costa Kevorkian
2º lugar - Samuel Luiz Fróis
"Menção Honrosa" – Bogdan Hudzelaits

VIOLONCELO A – 1º lugar – Luiz Fernando Moita Venturelli de Souza
2º lugar – William de Freitas Neres

VIOLONCELO B – 1º lugar – Alec de Freitas Fukuda
2º lugar – Miguel Balloussier Fernandes Braga

VIOLONCELO C – 1º lugar – Christy Choi

VIOLA – 1º lugar – Cleverson Cremer
2º lugar – Iberê Carvalho Gomes
2º lugar – Daniel Fernandes Mendes Junior

CONTRABAIXO – 1º lugar – André Teruo Yamaoka Rosalem
2º lugar – Jéssica Aline Albuquerque da Silva

Pianista acompanhadora: Irina Kazak

Com informações do Pró-Música

ACESSA.com - Concurso Nacional de Cordas premia vinte m?sicos brasileiros