Enfeite sua casa para o natal com seguran?a

A festa come?a com os enfeites. Mesmo que voc? os considere indispens?veis, ainda pode economizar um bom dinheiro se escolher com criatividade. Prefira itens nacionais, que permitam v?rias composi?es. Assim, voc? muda a arruma??o a cada ano sem mudar os enfeites.

Na hora de espalhar as luzes pela casa, fique atento ? seguran?a el?trica. O ideal ? que as instala?es sejam feitas por um profissional. Escolha produtos que estejam em conformidade com as normas t?cnicas, com selo do Inmetro. A embalagem deve trazer o nome do fabricante, instru?es e informa?es em l?ngua portuguesa, al?m da tens?o em volts.

Verifique ainda se informa se as luzes podem ser utilizadas dentro e fora de casa, se permitem a troca de l?mpadas queimadas e quando estas devem ser desligadas da tomada ( ao sair de casa ou depois de x horas de uso, por exemplo). Opte por produtos com fus?veis, que s?o mais seguros. Isso pode ser facilmente verificado por meio de uma an?lise visual do plugue (parte que ? encaixada na tomada).

A tomada ou plugue devem ser de componentes met?licos em cobre, liga de cobre, alum?nio ou lat?o. Esse material n?o pode ser ferroso, para n?o superaquecer e, assim, causar curto-circuitos ou at? mesmo inc?ndios.

Na hora de ligar o pisca-pisca, evite o uso de benjamins, tamb?m conhecidos como Ts. Isso pode causar uma sobrecarga, um curto-circuito, prejudicando outros eletrodom?sticos que tamb?m estejam ligados, ou at? um inc?ndio.

Por fim, n?o esque?a tamb?m que estes itens podem representar um aumento consider?vel no gasto com energia el?trica. Para reduzir esta mordida, habitue a desligar os enfeites da tomada, na hora de dormir.

Fonte: Site Proteste

Reclama?es procure o Procon de Juiz de Fora
Hor?rio de funcionamento: De segunda a sexta de 9h ?s 17h

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156