Quarta-feira, 29 de julho de 2009, atualizada às 16h23

Inep divulga 40 questões-modelo do novo Enem

Clecius Campos
Repórter

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai divulgar 40 questões, semelhantes às que serão aplicadas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), à meia-noite desta quarta-feira, dia 29 de julho. Desde que a reformulação da prova e a implantação de um sistema unificado de seleção para as instituições federais de ensino superior foram anunciadas, em abril deste ano, pelo Ministério da Educação (MEC), estudantes e professores aguardam pela divulgação do simulado.

De acordo com informação do Inep, serão disponibilizadas dez questões com gabarito e indicação sobre a matriz de referência e habilidades a qual estão relacionadas. Os exemplos do simulado foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do cidadão. A intenção é aproximar o conteúdo da nova prova às diretrizes curriculares nacionais e aos currículos praticados nas escolas, sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.

No dia 3 de outubro serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e 45 de ciências humanas. Os alunos terão quatro horas e meia para realizar as questões.  No dia 4 de outubro, serão 45 questões de linguagens e códigos e 45 de matemática, além de uma proposta de redação. Neste dia, a prova poderá ser feita em até cinco horas e meia.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.