Braille em pontos turêsticos e de grande fluxo

Por

Mais acessibilidade para Juiz de Fora Projeto de lei que garante placas em braile nos locais de
grande fluxo de pessoas espera pela san??o do executivo


Fernanda Leonel
Rep?rter
09/07/2007

At? o pr?ximo dia 20 de julho, o executivo municipal deve decidir se sanciona ou n?o o projeto de lei que prev? mais acessibilidade para quem tem alguma defici?ncia visual e mora ou visita Juiz de Fora.

Isso porque, na ?ltima quinta, 05 de julho, a C?mara dos Vereadores aprovou com apenas um voto contr?rio, o projeto de lei de proposta do vereador Francisco Canalli, que prev? a obrigatoriedade da coloca??o de estruturas informativas em c?digo Braile para pessoas com defici?ncias visuais nos locais de grande fluxo de pessoas.

Pontos de ?nibus, hospitais e unidades b?sicas de sa?de, bibliotecas, reparti?es p?blicas, museus, teatros. Todos estariam nas listas que ganhariam placas de identifica??o para leitura de pessoas com limita?es visuais. Pelo projeto, essas informa?es poderiam estar em placas ou pain?is e deveriam trazer dados b?sicos que pudessem esclarecer o visitante e cidad?o.

"A id?ia ? tamb?m estender essa acessibilidade para locais privados. Eu j? tive algumas reuni?es com pessoas ligadas ao com?rcio e todos receberam a id?ia muito bem", complementa Canalli.

Segundo o propositor, o movimento organizado de pessoas com defici?ncia visual est? inteirado do projeto, ajudaram na formata??o e agora aguardam ansiosos pela san??o do prefeito. "Juiz de Fora j? ? conhecida pelo trabalho fant?stico que faz com esse grupo. N?o se v?, por exemplo, cego pedindo esmolas na rua. Queremos nos tornar uma cidade modelo no que diz respeito ? acessibilidade".