Pedestres são flagrados circulando de forma insegura na Avenida Get?lio Vargas

Por

Pedestres s?o flagrados circulando de forma insegura na Avenida Get?lio Vargas

O Portal ACESSA.com flagrou pedestres circulando de forma insegura próximo à Praça Antônio Carlos, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Juiz de Fora. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou as obras de requalificação do espaço em 20 de junho. Com a instalação de tapumes ao redor da praça, quem circula pelo local teve dificuldades em entender como atravessar ou circular pelo trecho da via, já que o acesso ficou sem espaços de calçada ou qualquer sinalização com passagem alternativa.

Como é possível ver nas fotos, alguns pedestres tentaram circular a praça para acessarem à Avenida Itamar Franco caminhando pelo trecho onde os veículos trafegam. Assim, ficam expostos ao risco de possível acidente. Conforme informado anteriormente pela PJF, o cercamento completo da praça com tapumes seria necessário para que a demolição de toda estrutura seja feita de forma segura. Na sequência, será executada a implantação das redes hidrossanitárias e elétricas, pisos, floreiras e bancos, além da construção do novo palco e dos banheiros públicos.

A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que os transeuntes que atravessam a Avenida Getúlio Vargas rumo à Praça Antônio Carlos são direcionados no sentido da rua Halfeld, para evitar o acesso à praça, que está fechada para a realização das obras. Porém, vários pedestres não seguem as devidas orientações.

"A empresa responsável pela obra já foi notificada quanto à segurança dos pedestres e irá instalar placas para reforçar a sinalização em torno da PAC. O sentido obrigatório de fluxo de pedestres é para a esquerda, dando a volta no quarteirão, já que não há tráfego de pedestres que cruza a praça. Para acesso à Biblioteca Municipal, o acesso ocorre por dentro do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas", informa através de nota.

Obras da Praça Antônio Carlos

Além de receber uma ampliação, a nova praça contará com um centro de informações turísticas, áreas de descanso, banheiros, bebedouros e um piso adequado para veículos pesados.

Um novo palco também será construído, com camarim e vestiários, próximo à curva da praça, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Doutor Prisco. Nesse local, o som vindo do palco será direcionado para áreas sem uso residencial. Atualmente, estão sendo realizados os trabalhos de mobilização, desmontagem da estrutura existente, marcação da obra, entre outros.

Requalificação da pista de skate

A atual pista de skate da praça será transferida para a área localizada ao lado do Viaduto Augusto Franco, no Centro, com um espaço renovado e mais qualificado para a prática do esporte. A escolha do local foi fruto de um diálogo constante entre a PJF e a Associação Juizforana de Skate (AJS), que envolveu reuniões e visitas técnicas a diversos pontos da região central do município, onde a pista pudesse ser implantada de forma a atender às especificações dos skatistas.

Novos acessos

Ainda segundo à PJF, em matéria sobre divulgação do projeto de revitalização da praça, informou que durante a obra, o acesso à sede da Secretaria de Educação (SE) ocorrerá somente pelo Mercado Municipal, via Rua Doutor Paulo Frontin, e o acesso à biblioteca será feito pela Avenida Getúlio Vargas, por dentro do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Já a Feira Noturna de Juiz de Fora será provisoriamente transferida para a Praça da Estação, a partir desta semana. A feira é realizada toda quarta, das 16h às 22h30.

Fotos: Isabella Oliveira