Juiz de Fora terá festival de fotografia com mostras, debates e oficinas

Por

Juiz de Fora ter? festival de fotografia com mostras, debates e oficinas
Quarta-feira, 14 de novembro de 2018, atualizada às 10h

Juiz de Fora terá festival de fotografia com mostras, debates e oficinas

Da redação

Começa no próximo dia 21 de novembro, o Festival de Fotografia de Juiz de Fora, promovido pelo coletivo JF Fotográfico. Durante a promoção, que vai até o dia 22 de dezembro, serão oferecidas nove mostras, todas com visitação gratuita, além de debates e duas oficinas (programação). O evento mobiliza mais de 90 fotógrafos locais e de outras cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Guarani, entre outros.

A abertura oficial será na quarta-feira, 21, no entanto, no sábado, 17, o público já terá uma prévia da maratona, com o varal fotográfico, das 10h às 17h, na Praça Armando Toschi (Ministrinho), no Morro da Glória. O varal, que ocorre sempre no terceiro sábado do mês, chega à sua quinta edição e expõe fotografias de todos os interessados em participar. Neste sábado, a ação é considerada uma prévia do festival, e o tema escolhido para as fotos é Liberdade. As inscrições devem ser feitas pelo perfil do coletivo JF Fotográfico, no Facebook.

Oficinas

A programação do festival é aberta a todos os que se interessam por arte e cultura. Além das mostras, oito no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e uma no Museu Ferroviário, serão realizados debates e oficinas. A Oficina de Papel Salgado, ministrado pela professora Bárbara Almeida (UFJF), acontece no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O investimento será de R$ 50, com certificados para os participantes. São ofertadas apenas dez vagas, e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 19, no Setor de Expediente da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234 – Centro), das 9h às 17h.

Já a Oficina Fotografia, Periferia e Memória, com Dante Gastaldoni (UFRJ/ECO - Rio) será gratuita e também com emissão de certificado. Para garantir uma das 25 vagas, é preciso formalizar inscrição no Setor de Expediente da Funalfa ou na Escola Municipal Santa Cândida (Rua Jorge Raimundo 531 – Bairro Santa Cândida), onde a oficina será realizada.