Mais de quinze mil alunos iniciam o pevãodo letivo na UFJF

Por

Mais de quinze mil alunos iniciam o per?odo letivo na UFJF
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012, atualizada às 13h

Trote marca o ingresso de mais de 2.100 calouros na UFJF

Edwards Junior
*Colaboração

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia, nesta segunda-feira, 19 de novembro, mais um período letivo. O segundo módulo de 2012 começa após um recesso de 20 dias, e a instituição receberá, novamente, cerca de 15 mil alunos, sendo destes, aproximadamente, 2.100 calouros. A data marca, também, o início das atividades no campus avançado de Governador Valadares, aonde cerca de 375 estudantes ingressarão na vida acadêmica.

Como acontece todos os anos, os alunos da UFJF estiveram presentes no Centro da cidade para a realização do trote com os calouros, visto por eles como uma forma de integração. "O trote é bem interessante, e não tem nada que seja feito que é obrigatório, temos a opção de escolher o que queremos fazer", pontua o calouro do curso de Medicina, Lucas Gomes Braga. Ingressando na vida universitária, ele afirma que está na expectativa de "estudar muito" e explica que escolheu o curso "por ser visado, com uma previsão de remuneração muito boa, além disso, por me relacionar bem com as pessoas. Então, acredito que vou me sair bem trabalhando na área de saúde", diz.

A caloura do curso de Nutrição, Lorena Ferraz, afirma que apesar de considerar o trote um pouco abusivo, é uma forma de integração divertida. "É um evento muito legal e está sendo bem mais tranquilo do que eu esperava. Acho que como a maioria dos estudantes de Nutrição são mulheres, os veteranos acabam "pegando mais leve", conclui. Em relação à vida acadêmica, ela afirmou que, principalmente pelo período de greve, ficou "muito ansiosa para o começo das aulas. Acredito que até me adaptar à universidade vai ser um pouco difícil, mas estou com uma expectativa muito boa sobre o curso."

Calendário acadêmico

O segundo período letivo iniciou com certo atraso, devido à greve dos professores federais, que começou em 21 de maio e foi suspensa no dia 12 de setembro. As aulas vão até o dia 21 de dezembro, quando a UFJF vai entrar em um período de recesso até o dia 7 de janeiro de 2013, dando prosseguimento ao período até 6 de abril.

Entre os dias 19 e 21 deste mês, os alunos que estão ingressando na UFJF deverão realizar a confirmação de frequência. Portando documento de identidade com foto, os calouros poderão realizar o procedimento nos horários entre 9h e 11h30 ou 13h30 e 19h30, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, localizado na área central do campus de Juiz de Fora.

Calourada

A UFJF preparou uma programação especial, prevista para esta quinta-feira, 22, para comemorar a chegada dos calouros. O evento ocorre no Anfiteatro das Pró-Reitorias e, durante o dia, acontecerão diversas palestras tratando de assuntos considerados indispensáveis na vida acadêmica, como estágios, intercâmbios, iniciação científica, empresas júnior, bolsa de treinamento profissional e monitoria. Já na noite do mesmo dia, às 20h, haverá a exibição do documentário Titãs – a vida até parece uma festa, na Praça Cívica.

Campus em Governador Valadares

Em Governador Valadares, os calouros farão parte das primeiras turmas do campus avançado, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Farmácia, Fisioterapia, Direito, Medicina e Nutrição.

Esta segunda-feira contará com programação especial para recepcionar os calouros, com a participação do reitor Henrique Duque, além de palestras dos representantes das pró-reitorias. Nos dias seguintes, acontecerá uma gincana, que contará com incentivo à doação de sangue e de alimentos não-perecíveis, entre outras atividades. As aulas, por enquanto, serão realizadas em salas da Faculdade Pitágoras, já que o campus da UFJF em Governador Valadares terá suas obras iniciadas em dezembro de 2012, com previsão de que sejam concluídas em 18 meses após seu início.


*Edwards Junior é estudante do 6º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Juliana França