UFJF aprova retorno gradual das atividades presenciais

Por

UFJF aprova retorno gradual das atividades presenciais

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o retorno gradual e processual das atividades presenciais na instituição. A medida vale para toda a comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação e terceirizados. O retorno é gradual, de acordo com escalas de revezamento, e atende aos protocolos de biossegurança da Universidade. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior (Consu) nesta quarta-feira. 13.  

A retomada deve ocorrer conforme o cenário epidemiológico nacional e dos municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares, os locais de realização das atividades a serem desenvolvidas e em consonância com as dinâmicas específicas de cada unidade acadêmica ou administrativa.

Entre os protocolos, será respeitado o limite de 50% da capacidade de cada espaço, o distanciamento de 1,5 metro entre os trabalhadores, o uso de máscaras, além das demais medidas preventivas constantes nos Instrução Normativa nº 90, do Ministério da Economia. A IN garante o trabalho remoto para servidores com comorbidades ou condições específicas listadas no documento. Cabe ressaltar que, dentro dos calendários letivos de 2021 e dos suplementares, as disciplinas teóricas também continuam sendo ministradas de forma remota, conforme já estabelecido.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) já encaminhou por e-mail uma pesquisa aos servidores, com objetivo de reunir as informações sobre a situação vacinal dos mesmos, bem como as condições específicas listadas pela IN nº 90. Dessa forma, é possível que os gestores consigam planejar suas escalas de retorno presencial, considerando o quantitativo disponível de pessoal.