Ação comemora Dia Nacional e Municipal da Luta Pessoa com Deficiência

Por

A??o comemora Dia Nacional e Municipal da Luta Pessoa com Defici?ncia
Quinta-feira, 19 de setembro de 2013, atualizada às 10h02

Ação comemora o Dia Nacional e Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência

Eduardo Maia
Repórter

Neste sábado, 21 de setembro, o estacionamento do Independência Shopping será palco para diversas atrações culturais e de sensibilização para destacar a importância da luta da pessoa com deficiência. O evento Independência se conquista - Informação e Tecnologia ocorre das 10h às 17h e inclui na programação oficinas, shows e atividades que demonstram as dificuldades e os avanços na garantia da acessibilidade a essas pessoas. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

"A nossa ideia é fazer um evento para comemorar a data e integrar pessoas, com ou sem deficiências, em um espaço que possibilite trocar informações e apresentar dados e os avanços tecnológicos que auxiliam o nosso dia a dia", explica a assessora do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (Naepd), Thaís Altomar.

Entre as atividades oferecidas ao público estão um passeio guiado pelo shopping e um labirinto às cegas, onde os participantes serão motivados a perceber a realidade das pessoas com deficiência. "Será uma oportunidade para a pessoa compreender um pouco como é o dia a dia, as dificuldades e os obstáculos pelos quais a pessoa passa", destaca Thaís.

O evento será animado pelas bandas Dinossauros, Quarteto de Cinco e Nova visão. Também serão oferecidas oficinas sobre o método Braile, Contação de Estórias em Libras, Musicalização e sobre o uso do Soroban - instrumento utilizado para realizar cálculos no Japão - na introdução do aprendizado para pessoas com deficiência visual.

Instituições parceiras apresentarão as ações que estimulam a inserção social, entre eles, os programas Educação para Todos e ações de saúde e prevenção. O público poderá conferir ainda dicas sobre esporte adaptado, orientações jurídicas, feirão de empregos, exposição de carros adaptados, intérpretes de Libras (Língua brasileira de sinais) e uma apresentação de programas e projetos dos Governos Federal e Municipal.

Thaís destaca a constante luta para garantir os direitos às pessoas com deficiência e convida toda a sociedade para participar do evento. "A gente vem trabalhando muito baseado em leis, mas é preciso que elas sejam cumpridas. O que está na lei é mais fácil de se lutar, mas a acessibilidade à informação e comunicação é mais difícil de se atingir e só será alcançada com a conscientização das pessoas", afirma.

Toda a ação é realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Naepd e tem como parceiras diversas entidades que trabalham para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência em Juiz de Fora. "É o primeiro encontro na cidade que reúne a Prefeitura, as ONGs e toda a população. A ideia de se estar num lugar-comum é para que conheça em que se avançou, e apresentar as ações voltadas para a pessoa com deficiência, diz."