Atleta juvenil juizforano é campeão brasileiro de jud?

Por

Terça-feira, 16 de novembro de 2010, atualizada às 15h58

Atleta juvenil juizforano é campeão brasileiro de judô

Clecius Campos
Repórter

O atleta juizforano Richardson Bernardo Baltazar é o novo campeão brasileiro de judô na categoria meio pesado da classe infanto-juvenil. O menino de 12 anos venceu o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô no último sábado, 13 de novembro, em Taguatinga, no Distrito Federal. Ele finalizou as três lutas por ippon — golpe que dá a pontuação máxima na luta — e recebeu a medalha de ouro. O treinador Gileanes de Paula Rodrigues já esperava um bom resultado. "Eu tinha muita confiança nele. O Richardson treina bastante, é um garoto tranquilo, bem concentrado."

O resultado de Richardson é encarado como uma vitória para todo o grupo de lutadores Dojô Águias da Bethânia, que atende crianças carentes do bairro Granjas Bethânia. "Ele depende de todos os outros para treinar. Então, todos ganharam." Além de Richardson, era esperada a participação de dois outros atletas do grupo, Carlos Abraão Barbosa da Silva (10 anos) e Lorraine Bernardo Baltazar (11 anos). No entanto, um problema com o meio de transporte e a falta de recursos para bancar a viagem não permitiram que os lutadores participassem da competição. "Faltou dinheiro em caixa." O Dojô Águias da Bethânia vive de mensalidades simbólicas pagas por alguns dos lutadores.

O Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô serve como seletiva para o Pan-americano de Judô nas categorias adultas. A única dúvida é se a regra vale também para os atletas infanto-juvenis. "Se sim, Richardson vai estar no Pan-americano." A competição ainda não tem data nem local para acontecer.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken