Terça-feira, 8 de novembro de 2016, atualizada às 16h05

Estudantes ocupam IF Sudeste e escola estadual em Benfica

Da redação

A Escola Estadual Almirante Barroso, no bairro Benfica, foi ocupada por estudantes na última segunda-feira, 7, em protesto contra a PEC 55/2016 (antiga PEC 241). A redação do Portal ACESSA.com não conseguiu entrar em contato com o movimento estudantil responsável pela ocupação. A direção da escola não quis se manifestar sobre a situação, mas garantiu que o protesto não prejudica o funcionamento da instituição e que as aulas estão prosseguindo normalmente.

Também na última segunda, após assembleia, o campus juiz-forano do Instituto Federal do Sudeste (IF Sudeste) foi ocupado pelos alunos. Até o momento, os ocupantes estão realizando oficinas, rodas de conversa, “aulões” e palestras, sem afetar o prosseguimento das aulas; o movimento ainda está dialogando com a direção do campus para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico.

No Colégio João XXIII, a ocupação estudantil teve início no dia 26 de outubro e continua em andamento. Os estudantes permaneceram no local durante o segundo turno das eleições municipais, no dia 30, através de acordo com a Justiça Eleitoral; as votações correram sem incidentes no colégio. A ocupação foi temporariamente suspensa durante o período de aplicação do Enem, no último final de semana, e retomada na segunda-feira.