Papai Noel do Teixeiras Carlos Braz entrega presentes para as crian?as carentes h? dezesseis anos. Neste Natal, ele fala da tristeza de n?o ter recursos para continuar a a??o

Renata Solano
*Colabora??o
21/11/2007

A hist?ria come?a em um simples Natal, h? dezesseis anos atr?s. Data em que Carlos Braz foi sucumbido da miss?o de vestir a fantasia de papai noel para entregar os presentes aos seus filhos e sobrinhos.

"Minha irm? ganhou a fantasia de uma patroa dela e me pediu que vestisse para animar a festa l? em casa, mas todas as crian?as da rua ficaram em volta de mim pedindo que desse presentes e abra?os. Fiquei t?o emocionado que fui ao bar e comprei todas as balas de l? para distribuir entre eles", conta Carlos.

Mas, a sensa??o de carinho n?o acabou naquela noite. Carlos, desde o Natal de 1991, passou a entregar presentes para todas as crian?as de sua rua. A a??o foi crescendo junto com a demanda e ele passou a entregar presentes para as crian?as do bairro inteiro.

Para isso, come?ou a fazer rifas entre seus amigos e conhecidos. O objetivo era conseguir juntar dinheiro, durante todo o ano para oferecer uma noite de Natal especial para as crian?as carentes.

E, como se n?o bastasse, Carlos fez crescer seu p?blico. Hoje, ele entrega presentes para as crian?as dos bairros Bela Aurora, Teixeiras, Santa Efigenia, Ipiranga, Igrejinha, Dom Bosco e para crian?as do Lar de Maria (conhe?a a institui??o).

Carlos vestido de Papai Noel e entregando presente ?s crian?as Carlos vestido de Papai Noel e entregando presente ?s crian?as Carlos vestido de Papai Noel e entregando presente ?s crian?as

Sem recursos no Natal 2007
Ent?o, o Papai Noel precisou aumentar suas formas de conseguir dinheiro. Atrav?s de doa??o de amigos do Teixeiras, onde mora, venda de rifas e promo??o de eventos como o festival de sorvete e almo?os beneficentes. Com a colabora??o dos amigos e das pessoas solid?rias, Carlos conseguiu comprar, no ano passado, mais de tr?s mil presentes.

Carlos vestido de Papai Noel e entregando presente ?s crian?as "No entanto, esse ano estou muito triste, porque, como trabalho como pedreiro, tive muito servi?o, inclusive precisei construir a casa da minha filha que se casou. Ent?o, n?o consegui realizar nenhum evento para conseguir dinheiro. As crian?as sempre me esperam, fa?a frio, calor, ou mesmo debaixo de chuva, chego em alguns bairros, ?s 2h da manh?, e vejo pequenos me esperando, esperando o papai noel para receber, muitas vezes, o ?nico presente de natal", comenta Carlos.

Mesmo recebendo cr?tica de algumas pessoas que dizem que ? perda de tempo ele fazer esse tipo de a??o, porque ele deveria estar em casa com a fam?lia curtindo o Natal, Carlos afirma que o dia 24 de dezembro ? o que ele mais espera no ano.

Carlos vestido de Papai Noel e entregando presente ?s crian?as "? muita emo??o ver as crian?as que acreditam fielmente no Papai Noel e que me contam que mandaram cartinhas e pedem presentes como bicicletas e computadores. Se eu tivesse condi?es, faria toda essa a??o por conta pr?pria, mas como sou aut?nomo preciso trabalhar para sustentar meus quatro filhos e mulher, por isso, ?s vezes n?o sobra tempo para fazer os eventos", explica.

Para fazer a doa??o e entrega de presentes para as crian?as, Carlos compra cerca de 1.500 bolas, 500 carrinho, 500 bonecas e alguns jogos como varetas e domin?. Al?m disso, pretende entregar material escolar para os jovens, porque eles nem sempre t?m condi?es de compr?-lo.

"Alguns pol?ticos se interessaram pela a??o e me ofereceram ajuda, no entanto, quando fui procur?-los, eles me negaram. Houve at? uma vez que um vereador teve a coragem de me fornecer um cheque no valor de R$ 200 sem fundos", lembra o Papai Noel.

Para fazer a entrega das "lembrancinhas", o "Papai Noel do Teixeiras" sempre alugou um caminh?o ba?, mas nos ?ltimos dois anos teve a ajuda de seu amigo, Jos? Carlos que lhe emprestou e ve?culo e, participou da entrega dos presentes.

Como ajudar

Por causa de problemas pessoais e falta de tempo para organizar eventos e angariar fundos para comprar os presentes das crian?as, esse ano o Papai Noel Carlos est? triste por n?o poder, desde 16 natais consecutivos, entregar lembran?as e alegrar a vida de alguns pessoas.

"Realmente, n?o sei o que fazer, n?o vou ter dinheiro para fazer a festa dessas pessoas, mas elas j? contam com isso, me v?em nas ruas e perguntam como andam os preparativos", conta Carlos.

Portanto, os interessados em ajudar podem entrar em contato com o Papai Noel do Teixeiras, Carlos, pelos telefones (32) 8808-0592 ou (32)3236-4361 (neste falar com a Ruth).

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com