Notas do Pism III e do Vestibular da UFJF são divulgadas

Por

Notas do Pism III e do Vestibular da UFJF s?o divulgadas
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012, atualizada às 18h20

Notas do Pism III e do Vestibular da UFJF são divulgadas. Matrículas começam no dia 13

  Da Redação

As notas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) III e do último Vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram divulgadas nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro. Os candidatos já podem acessar os resultados (confira). A decisão final com a lista dos aprovados sai no dia 6 de fevereiro, às 11h.

No Pism III, para ter uma ideia do desempenho, o  aluno precisa somar a pontuação divulgada com suas notas nos módulos anteriores, levando em conta o peso de cada etapa (módulo I: peso 2; II: peso 3; e III: peso 5). Já para os concorrentes do Vestibular, a conta é mais fácil. As notas das provas discursivas, publicadas nesta sexta, equivalem ao resultado final, já que a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serviu apenas para efeito de classificação da primeira para a segunda fase.

Foi liberada também a tabela com as faixas de pontuação dos cursos. Embora o resultado não seja definitivo, por conta da possibilidade de recurso, a tabela dá uma noção ao candidato em relação ao seu desempenho frente aos demais, considerando a quantidade de vagas.

Em todo o processo seriado (somados os três módulos e multiplicadas as notas pelos pesos correspondentes), a pontuação máxima possível é de 1.300; e no vestibular, 100. Na última faixa de notas (de 95,1 a 100, no caso do vestibular, e de 1.200,1 a 1.300, no Pism), não há nenhum candidato, e, portanto, ninguém "fechou" todas as provas.

De acordo com a tabela, no Vestibular a mais alta nota, no grupo C, é de um candidato do curso de Engenharia de Produção, localizado na faixa de 90,1 a 95. No grupo B, de Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência, que também fez entre 90,1 e 95 pontos. No grupo A, as maiores notas estão na faixa de 65,1 a 70 e há candidatos de Direito diurno e de Medicina.

No grupo C do Pism III, há diversos concorrentes localizados na faixa de nota de 1100,1 a 1200, sendo eles das engenharias e de Medicina. No grupo B, a maior nota foi de um candidato de Direito diurno, localizada também entre 1.100,1 e 1.200. No A, quem passou com mais folga foi um concorrente de Medicina com pontuação entre 1.000,1 e 1.100.

Quem zerou algum dos conteúdos do vestibular está fora da disputa. Para os candidatos do programa seriado, basta não zerar o mesmo conteúdo nos três módulos.

Recurso

O pedido de revisão de nota pode ser feito na segunda-feira, 30, entre 9h e 16h, na central de atendimento, no prédio da Reitoria, no centro do campus. Para efetivar o pedido, os candidatos deverão apresentar formulário impresso na página do concurso, juntamente com demais documentos eventualmente indicados pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) na página. A solicitação deve conter no máximo dois conteúdos, sendo que há uma taxa por conteúdo: R$ 30 para o vestibular e R$ 22 para o Pism III. Caso a reclamação proceda, o dinheiro será devolvido. O julgamento da solicitação ocorre em no máximo 72 horas, contudo o resultado será publicado juntamente com a lista final dos aprovados.

Matrícula e documentos

A matrícula dos aprovados no Vestibular no Pism III ocorre entre os dias 13 e 16 de fevereiro, de acordo com os cursos (ver tabela). Na ocasião, os alunos deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento (em duas cópias simples e legíveis); certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de concluinte de curso técnico e/ou profissionalizante; histórico do ensino médio ou equivalente; carteira de identidade; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos; último comprovante de votação (Eleições 2010), e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Todos estes documentos devem ser apresentados em uma cópia simples legível.

No caso dos estudantes do sexo masculino, soma-se à lista o Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar com os carimbos atualizados ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR. Para os que pretendem ingressar através das vagas destinadas às ações afirmativas (grupos A e B), é preciso apresentar, em uma cópia simples e legível, o histórico completo do ensino fundamental e a declaração do estabelecimento de ensino onde cursou, informando a sua natureza, se pública ou privada, caso a informação não esteja constando no histórico.

Além desses documentos, o aprovado ainda deverá entregar uma foto 3X4 recente e, caso esteja matriculado ou com curso trancado em outra instituição de ensino superior pública ou privada através do Prouni, deverá solicitar o cancelamento do vínculo na IES, a partir do semestre correspondente ao ingresso na UFJF.

Reclassificação

O primeiro edital de reclassificação será divulgado no dia 28 de fevereiro. O edital é gerado a partir da desistência do candidato aprovado pela vaga, não comparecimento à matrícula ou improcedência da documentação. No caso dos Bacharelados Interdisciplinar em Ciências Humanas, Artes e Design e do curso de Ciências Exatas, também há a possibilidade das vagas remanescentes do Sisu serem realocadas para o Pism.

Os textos são revisados por Mariana Benicá