Vestibulandos estáo na reta final dos estudos

Por


Vestibulandos est?o na reta final dos estudos Os alunos devem criar estrat?gias de estudos. Tentar resolver quest?es de provas de vestibular de anos anteriores ? uma op??o

Daniele Gruppi
Rep?rter
28/09/2008

Est? faltando pouco para come?ar a maratona de provas do vestibular. Neste momento, o cansa?o, o estresse e a ansiedade j? batem com mais intensidade. Entretanto, ? importante que os estudantes saibam se preparar nesta reta final para que n?o percam pontos preciosos nas prova.

O aluno Edgar Bellini Xavier (foto abaixo, ? direita), 18 anos, vai tentar ingressar para a faculdade de Engenharia El?trica. Ele afirma que se dedica ?s mat?rias do vestibular de cinco a sete horas por dia. "J? fiz concursos militares e tenho um ritmo de estudo. Geralmente, vejo o que estou com dificuldade e procuro prestar aten??o nas aulas".

Xavier conta que n?o vira noite estudando. "Prefiro dormir cedo. Quando estou descansado meus estudos rendem mais". Para ele, a hora n?o ? de intensificar os estudos. "Compensa diminuir o ritmo e na ?ltima semana relaxar". Como estrat?gia de estudos, o vestibulando come?ou a pegar as provas dos anos anteriores para tentar resolv?-la.

O estudante Renato Cony Serodio (foto abaixo, ? esquerda), 20 anos, tenta pela segunda vez o vestibular. Em 2006, ele foi aprovado em Engenharia Naval, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJF). Fez um semestre e como constatou que o curso n?o atendia os seus objetivos, voltou para o cursinho. Ele, agora, vai prestar vestibular para Medicina.

No in?cio deste ano, Cony tra?ou suas metas de estudo. Ele pegou o programa das disciplinas e estudou todo o conte?do at? julho. "Assistia ? aula de manh?. Ia para casa e ?s 14h iniciava os estudos, primeiro pelas mat?rias de exatas, depois de humanas e seguia at? 21h com as de sa?de".

Neste segundo semestre, o vestibulando come?ou a focar os estudos, assim como Xavier, nas provas dos anos anteriores. Ele pretende ainda fazer um revisional e aumentar um pouco mais a intensidade dos estudos.

Para o coordenador de um col?gio e pr?-vestibular da cidade, Marcelo Bonoto Marques, h? poucos meses do in?cio das provas de vestibular, estudar pelas provas dos anos anteriores ? v?lido tanto para aqueles que j? viram o programa pedido pela institui??o no exame, como para aqueles que deixaram para come?ar a estudar na ?ltima hora.

"Quem adotou um sistema de estudos durante o ano, o momento ? de lapidar, fazer uma revis?o dos conte?dos. J? para aqueles que n?o tiveram um ritmo de estudo e que querem tirar proveito do tempo que resta, ? bom ver o estilo de prova da faculdade para a qual vai tentar ingressar e tentar solucionar as quest?es".

Bonoto recomenda para o estudante que for prestar vestibular para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a n?o se ater apenas ? disciplina da ?rea que gosta. "Os pontos em qualquer mat?ria tem o mesmo valor". Ele alerta os alunos para trabalharem em cima das defici?ncias.

Segundo o coordenador, o estudo antes do vestibular ? uma quest?o pessoal. "Tem aluno que sente bem fazendo uma revis?o. Mas a regra geral ? n?o buscar informa?es na hora da prova para n?o gerar desespero".

Anote algumas dicas
  • Ler o edital da institui??o
  • Manter-se atualizado. "A pr?pria rotina de estudos d? este suporte"
  • Tomar cuidado com o sistema de seguran?a de prova. "No ?ltimo ano, na UFJF, n?o podia usar piercing e nem portar celular, por exemplo"
  • N?o se desesperar durante a resolu??o da prova. "Come?ar pela quest?o mais f?cil ? um caminho"
  • Fazer alimenta??o leve na v?spera e no dia da prova
  • Se poss?vel levar uma garrafinha de ?gua para ingerir durante a prova
  • N?o esquecer de portar o cart?o de inscri??o e verificar o local da prova