Segunda-feira, 20 de maio de 2013, atualizada às 14h46

Abertas as inscrições para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Da Redação
espcex

Já estão abertas as inscrições para concurso de admissão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Serão oferecidas 520 vagas, destinadas aos aprovados, que serão matriculados no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. As inscrições vão até o dia 19 de junho de 2013. A taxa é de R$ 80. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição.

Os candidatos deverão atender alguns requisitos como: ser brasileiro nato, do sexo masculino; ter concluído a 3ª série do Ensino Médio; possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos; não estar na condição de réu em ação penal; estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral, quando aplicável; e ter, no mínimo, 1,60m de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado que revele a possibilidade do crescimento.

O processo seletivo será constituído de duas fases. A primeira de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos serão submetidos a provas escritas, que serão realizadas em dois módulos, sendo o primeiro composto por provas de Português, Redação (questão discursiva), Física e Química. O segundo será constituído de provas de Matemática, Geografia, História e Inglês. Enquanto, que a segunda fase constará da inspeção de saúde e do exame de aptidão física (abdominal supra, flexão de braços em barra, flexão de braços e corrida de 12 minutos).

Conforme o edital, os aprovados serão orientados durante o curso para uma educação por competências na formação de oficiais da linha de ensino militar bélico, definidas pela capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e experiências, para decidir e atuar em situações diversas da vida militar, tanto em missões de paz quanto em conflitos armados e ainda nas demais missões previstas nas legislações que regulam o emprego do Exército Brasileiro.

ACESSA.com - Inscri?es abertas para a Escola Preparat?ria de Cadetes do Ex?rcito