Futebol de Mesa

Por

Futebol de Mesa Esporte alia a paix?o pelo futebol com a estrat?gia de um jogo de xadrez

Renato Costa
Colabora??o*
01/11/2006

Clique no ?cone ao lado para assitir a um trecho de uma partida de Futebol de Mesa

Marca! Essa ? a fala mais comum entre os praticantes do Futmesa, ou "futebol de bot?o". ? o momento em que o atleta se prepara para chutar a gol e o advers?rio posiciona seu goleiro de modo a defender o chute.

Para quem gosta de esporte e estrat?gia, ? o jogo perfeito. Os botonistas, aqueles que praticam o Futebol de Mesa, dizem que o jogo lembra o xadrez em certos momentos. "? necess?rio ter a t?cnica aliada ? uma estrat?gia bem montada. O bom jogador deve analisar bem cada jogada", explica Juliano Costa (foto abaixo), botonista h? mais de 15 anos. Cada equipe conta com dez bot?es, mais o goleiro, que ? retangular.

O esporte possui v?rias modalidades, sendo que as mais conhecidas s?o a 12 toques (tamb?m chamada de Paulista), 3 toques (Carioca), 1 toque (Baiana) e Dadinho, sendo que esta ?ltima n?o ? reconhecida como oficial. A diferen?a, al?m do n?mero de toques que se pode dar no bot?o, est? na "bola" utilizada. Nas modalidades 12 e 3 toques, usa-se uma pequena esfera de feltro, enquanto na modalidade 1 toque se usa um pequeno disco, de 1cm de di?metro. A modalidade Dadinho usa um pequeno cubo de acr?lico.

Regras n?o oficiais tamb?m s?o utilizadas

Al?m dessas modalidades, v?rias regras n?o reconhecidas pela Confedera??o Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) s?o uitilizadas pelos botonistas Brasil afora. ? o caso dos atletas do bairro Santa Luzia, que disputam campeonatos desde 1994. A regra adotada pelos jogadores permite 7 toques, diferenciando das oficiais. Juliano conta que a regra foi criada pelos pr?prios jogadores. "A cada campeonato n?s revisamos a regra, para ver o que ? necess?rio modificar ou acrescentar e ela se tornar mais abrangente. Hoje emdia quase n?o mexemos mais, porque ela est? bem estruturada", explica.

O campeonato de Santa Luzia conta com 23 participantes, divididos em duas divis?es. "A separa??o em primeira e segunda divis?es ? interessante porque motiva o atleta a lutar pela sua vaga, tanto para subir para a principal quanto para n?o cair para a segundona", explica Juliano.

"Difus?o do esporte pode melhorar", diz presidente da CBFM

H? 16 anos praticando o Futmesa, Leonardo Stumpf (foto) hoje dirige a Confedera??o Brasileira de Futebol de Mesa - Modalidade 3 toques. Segundo Stumpf, o esporte ainda ? pouco difundido no pa?s, e explica uma das raz?es. "O Futebol de Mesa acompanhou uma gera??o desde a inf?ncia. Hoje em dia, ele foi substitu?do por videogames, coisa que n?o existia h? algum tempo atr?s", comenta.

Stumpf explica que para poder competir em torneios oficias o atleta deve se defender um clube que seja filiado ? CBFM. Atualmente, n?o existe uma organiza??o internacional de Futebol de Mesa. Os torneios acontecem em n?vel estadual e nacional. O pr?prio Leonardo conquistou o Campeonato Brasileiro de 2006 em Ribeir?o Preto, na modalidade 3 toques, que pratica desde que come?ou a jogar Futmesa.

"O esporte ? recomendado para pessoas de todas as idades. Al?m de ser uma op??o de divertimento, estimula o racioc?nio. O incentivo ao Futmesa, como a todos os esportes, ? uma poderosa ferramenta de inclus?o social", comenta Leonardo.

Veja onde praticar Futmesa - 3 toques em Juiz de Fora

Sociedade Portuguesa de Juiz de Fora
Avenida Guadalajara 535 - Aeroporto Tel.: (32) 3233-1008

Sport Club Juiz de Fora
Av. Bar?o do Rio Branco, 1303 - Centro Tel.: (32) 3212-2661

Renato Costa ? estudante do 10 per?odo noturno de Jornalismo da UFJF