Mais de cem alunos envolvidos no Programa Minas Ol?mpica

Por

Mais de cem alunos envolvidos no Minas Ol?mpica Projeto beneficia crian?as e jovens em busca de inclus?o social, da excel?ncia esportiva e do desenvolvimento de novos atletas ol?mpicos

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
28/11/2006

Juiz de Fora est? entre as mais de 40 cidades mineiras escolhidas para o desenvolvimento do Projeto Minas Ol?mpica, de iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras locais e o Sesi. A oficializa??o do Projeto, marcada para esta quarta-feira, dia 29 de novembro, precisou ser adiada, segundo informou o subsecret?rio de Esporte e Lazer do Cesporte, Ricardo Wagner, por impossibilidade de comparecimento do prefeito Alberto Bejani no evento.

Mas, mesmo assim, a iniciativa j? est? em andamento na cidade, faltando apenas o lan?amento oficial. Juiz de Fora j? conta com 150 alunos exercendo as atividades, sendo cem das escolas estaduais e 50 das municipais. Dentre as vagas destinadas ?s escolas municipais, todas est?o preenchidas com alunos da Escola Manuel Bandeira ( Rua Ant?nio Meurer, 127 - bairro Nossa Senhora Aparecida). E, as escolas estaduais envolvidas no Projeto s?o: Sebasti?o Patrus de Sousa ( Rua Ouro Preto, s/n?), Escola Delfim Moreira (Avenida Rio Branco, 2437) e a Ant?nio Carlos (Rua Coronel Vidal, s/n?).

O gerente do Sesi de Juiz de Fora, Jos? Ant?nio Bara, comenta que a participa??o das crian?as e adolescentes no programa tem sido satisfat?ria. "No in?cio eles tomam um impacto, ? dif?cil para eles terem essa oportuinidade. Todos t?m vindo e praticamente estamos sem evas?o". Os alunos praticam quatro modalidades esportivas: Nata??o, volei, gin?tica ol?mpica e futsal. O lan?amento oficial do Projeto na cidade ainda n?o tem data marcada.

O que ? o projeto?
O objetivo do Minas Ol?mpica ? beneficiar crian?as e jovens em busca de inclus?o social, da excel?ncia esportiva e do desenvolvimento de novos atletas ol?mpicos e paraol?mpicos, atrav?s da democratiza??o ao acesso ?s pr?ticas esportivas e culturais, prioritariamente, daqueles vindos de fam?lias de baixa renda e em situa??o de vulnerabilidade social.

Um dos crit?rios para a realiza??o das atividades ? a sele??o de alunos das escola-refer?ncia de Minas Gerais e cujos professores foram capacitados para a aplica??o do projeto, em cursos oferecidos pelo governo do estado. Cada escola refer?ncia atendida recebe um kit esportivo para sua aplica??o, do qual fazem parte 25 bambol?s, 25 bast?es, seis bolas de futebol de sal?o, seis bolas de futebol de sal?o infantil, seis bolas de futebol de sal?o feminino, seis bolas de basquete adulto, cinco mini-bolas de basquete, seis bolas de handebol, cinco mini-bolas de handebol, seis bolas de voley adulto, cinco mini-bolas de voley, tr?s bolas de medicinibol de 1kg, tr?s bolas de medicinibol de 3 kg, uma bomba para encher bolas, tr?s bicos de metal, 20 colchonetes, 25 cordas de sisal, 15 cones, dois tabuleiros de damas, dois tabuleiros de xadrez, 15 petecas, duas redes de basquete, uma rede de voley e duas redes de futebol de sal?o.

O programa ? fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes / SEDESE, a Secretaria de Estado de Educa??o/SEE, FIEMG/SESI, prefeituras conveniadas e da OSCIP Humanizarte, que se encarrega da produ??o executiva do projeto que atende atualmente 7.500 crian?as e jovens. No lan?amento, autoridades estaduais, coordenadores do projeto, prefeitos, vereadores e outras autoridades v?o representar os munic?pios contemplados.

*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo de Jornalismo da UFJF