Probabilidade é capaz de supor o futuro do Tupi no Mineiro

Por

Probabilidade é capaz de supor o futuro do Tupi no MineiroCom ajuda de um programa, o internauta pode dar palpites sobre cada jogo e saber se o Carijó tem chances de seguir na competição

Clecius Campos
Subeditor
24/2/2011

O Tupi Foot Ball Club entra na quinta rodada do Módulo I do Campeonato Mineiro neste domingo, 27 de fevereiro, quando joga contra o Uberaba, no Uberabão, a partir das 16h. A cada resultado da rodada, torcedores ficam apreensivos sobre o futuro do Carijó na competição e imaginam que placares seriam necessários para que o Tupi fique entre os quatro que se classificam para a próxima etapa do Mineiro.

O professor do Departamento de Estatística da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Antônio Beraldo, afirma que a probabilidade é capaz de supor o futuro do Tupi no torneio, levando-se em conta variáveis simples e aplicando um método probabilístico, com a ajuda de um programa. "É tudo uma brincadeira. Se o torcedor levar em conta os jogadores de todos os times, os retrospectos de cada equipe, os juízes que irão apitar, por exemplo, ele conseguirá estimar a pontuação final e dizer se o Tupi vai ou não para a próxima fase."

O programa traz as onze rodadas da primeira fase do Campeonato Mineiro. Para dar os palpites, o torcedor precisa escolher um jogo e responder à seguinte pergunta: se os times jogassem dez vezes, sob as mesmas condições (mesmo time, mesmo estádio, mesma situação na tabela, mesmo juiz, etc.) quantos jogos, desses dez, o Tupi ganharia, empataria ou perderia?

Vamos tomar como exemplo a partida Uberaba x Tupi. Suponhamos que, levando em conta as posições da equipe na tabela, o jogo fora de casa e outras variáveis, cheguemos a conclusão que em dez jogos, o Tupi venceria três, empataria dois e perderia cinco. A soma das vitórias, empates e derrotas deve ser sempre igual a dez. Agora é só preencher os campo com esses valores. "O computador calcula, automaticamente, qual é a esperança de pontos para estes resultados." Após os cálculos, podemos dizer que a esperança do Tupi é de conseguir 1,1 ponto no jogo contra o Uberaba.

Dê seu palpite

Como se preenche os campos de vitória (V), empate (E) e derrota (D)?
Distribua dez pontos entre os campos. Exemplo: V = 5, E = 3 e D = 2. Não é possível alterar os valores das rodadas já realizadas. O total de pontos aparece no último campo da tabela.

Rodada Casa Placar Visitante V E D Pts
1ª Rodada Os textos são revisados por Thaísa Hosken