Clube Atl?tico Mineiro
Clube Atlético Mineiro Galo - Belo Horizonte, Minas Gerais
A história do Clube Atlético Mineiro teve início em 25 de março de 1908, quando foi fundado por um grupo de estudantes. O Galo foi o primeiro time mineiro a trocar, em 1908, as antigas bolas de meia pelas de couro. Seis anos mais tarde, conquistou o primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais, a Taça Bueno Brandão. Em 1915, venceu o primeiro campeonato oficial de futebol do Estado, organizado pela Liga Mineira de Esportes Terrestres, atual Federação Mineira de Futebol (FMF).
Em 1929, o clube teve o primeiro jogador de fora do eixo Rio-São Paulo convocado para a Seleção Brasileira, o atacante Mário de Castro. O convite, no entanto, foi recusado pelo atleta, que alegou que não vestiria outra camisa que não a alvinegra, com a qual marcou 195 gols em apenas 100 jogos.
Em 1950, o Galo realizou inédita excursão pela Europa, disputando dez partidas contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Em 1969, o Atlético se tornou a única equipe do mundo a derrotar a Seleção Brasileira que conquistaria o tricampeonato mundial, um ano depois, no México. Atuando no Mineirão, o Galo venceu por 2 a 1, gols de Amaury e Dadá Maravilha, com o Rei Pelé descontando para o Brasil.