Sobrancelhas: saiba como deix?-las lindas

Por

Sobrancelhas: saiba como deix?-las lindas
Carol Reis 4/04/2015

Sobrancelhas: saiba como deixá-las lindas

Estes pelos que nascem com a função de proteger nossos olhos, têm um papel fundamental na composição do nosso look. Podem transmitir, também, um pouco da nossa personalidade. Então, vou lhe ensinar a ter uma linda sobrancelha.

Bem, os cuidados são vários, começando pelo design.
Se você mesma cuida das suas sobrancelhas e está insatisfeita com o resultado, procure um profissional. Com a técnica de visagismo ele poderá indicar qual desenho irá combinar com seu tipo de rosto e formato de olhos: retas, arqueadas, finas ou grossas. Outra dica que dou é que uma sobrancelha harmônica não deve fugir demais do seu desenho original, pois isto pode descaracterizar sua expressão. Todas apresentam diferenças entre si, geralmente uma é mais reta e a outra mais arqueada, pois somos harmoniosamente assimétricos. Atualmente, não só as mulheres, mas também os homens, estão cada vez mais adeptos a este cuidado. A grande maioria retira apenas o excesso, há os mais ousados, como Cristiano Ronaldo, que na copa de 2014, gerou um certo rebuliço ao aparecer de sobrancelhas arqueadas.

Mas a principal queixa são as falhas. Vamos entender porque isso acontece.

Se começar a epilar as sobrancelhas de maneira constante você pode adquirir falhas permanentes e precocemente. O ideal para as meninas é começar após a primeira menstruação, apenas alinhando sem muita alteração de desenho. Caso tenha retirado alguns pelos errados, fique calma, eles crescem novamente podendo demorar até seis meses.

Cuidado! Use maquiagem própria para sobrancelhas. Não utilize lápis para desenho, pois fará muita força para colorir e poderá quebrar os fios. Dormir de maquiagem jamais, pois pode entupir os poros e impedir que os novos fios cresçam. Limpe corretamente, use demaquilante, hidrate e escove (separe uma escova de dente para esta finalidade e faca movimentos circulares 15x todos os dias na região) isto auxilia na circulação sanguínea, contribuindo para o crescimento.

Quando houver queda brusca dos pelos causada por estresse ou tratamentos agressivos como quimioterapia, procure um dermatologista.

Existem vários produtos no mercado que podem contribuir com o crescimento dos pelos. O Minoxidil e Latisse (colírio usado para glaucoma que tem como efeito colateral crescimento dos cílios) são classificados como medicamentos e não cosméticos, portanto, o uso deve ser supervisionado por um dermatologista, mas já adianto onde não há bulbo capilar nunca crescerá pelos, lembrando que a suspensão do uso interrompe o resultado.

Existem os cosméticos que auxiliam no crescimento dos pelos, como o sérum de cílios e sobrancelhas da Mary kay. O gel fixa o desenho, ideal para quem tem o pelo desalinhado com tendência a enrolar. Muitas pessoas usam este produtos na esperança de ganhar um hiper volume, o que muitas vezes não acontece.
Entenda porque isto acontece?

A quantidade de pelo, comprimento, espessura, posição de crescimento e cor dos fios são fatores genéticos, assim como a cor dos olhos e tipos de cabelo.

Mas, se você sempre teve sobrancelhas finas, ralas e falhadas vou lhe apresentar outras alternativas: o lápis é um recurso muito usado pelas mulheres, no mercado encontramos duas opções: a cor universal é mais indicada para peles claras e castanho para pele morena. Nunca use lápis preto para os olhos, pois eles têm a finalidade de marcar e a proposta é apenas sombrear. Temos também as sombras que dão mais leveza.

Outra opção pouco conhecida são os corretivos de sobrancelha, que uniformizam as falhas, cobrem os pelos brancos e não saem na água. Na versão claro, médio e escuro, rendem até mil aplicações. Temos também o lápis iluminador, usado na curva inferior das sobrancelhas ajuda a destacar com suavidade.

Tinturas e colorações. Quando usar cada uma?
Se você quer cobrir as falhas use a henna, pois é uma pigmentação própria para pele, dura em média uma semana, agora se você está com pelos brancos use a tintura (específica e com a cor apropriada), que pode durar até 30 dias.

Para quem não quer mais usar lápis e almeja um resultado mais duradouro que a henna, a micropigmentação é o que há no momento. Na próxima coluna vou falar de micropigmentação e microblading.

Abaixo, a Dianna Prinsc, minha cliente, que fica com a auto estima lá em cima quando faz as sobrancelhas.

 


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.