Planejamento de tr?nsito e segurança para o Pism é divulgado

Por

Planejamento de tr?nsito e seguran?a para o Pism ? divulgado
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, atualizada às 19h

Planejamento de trânsito e segurança para o Pism é divulgado

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o planejamento de segurança e trânsito traçado para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As provas terão início neste domingo, 15, e receberão 16 mil candidatos em Juiz de Fora, além de aproximadamente 4 mil em outras localidades.

A subsecretária de Transporte e Trânsito da prefeitura, Izamari Machado, lembrou que o período já é de fluxo intenso em razão do comércio e das festas de final de ano. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a Polícia Militar (PM) e a UFJF trabalharão em conjunto para que os transtornos sejam minimizados e, principalmente, para que os candidatos consigam chegar aos 14 locais de prova com antecedência ao horário de início dos exames, 14h. Serão disponibilizados 26 carros extras para atender à demanda do Pism.

As linhas terão maior número de carros a partir as 11h e, no campus, irão acessar as plataformas das unidades até às 13h30. Após esse horário, os ônibus circularão apenas no anel viário. É importante que o candidato escolha o portal de entrada da Universidade (Norte ou Sul) com base na localização da unidade onde fará a prova. Isso porque, dar a volta em todo o anel viário acaba causando ainda mais retenções. Outra orientação é para que a família do estudante não permaneça nos locais de exame, pois não há abrigo ou estrutura sanitária suficiente para atender a todo o público.

Alterações

Como nos anos anteriores, um binário será criado para facilitar o fluxo de veículos entorno do Portão Norte (São Pedro). OS veículos provenientes do centro em direção à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Av. Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita (que estará funcionando em mão invertida), Rua José Lourenço Kelmer (estará funcionando em mão única neste trecho). Clique para ver o mapa proposto pela Settra.

As ruas que cruzam esse binário estarão disponíveis para estacionamento, assim como parte da BR 440. No local, agentes e policiais militares estarão orientando os motoristas e reforçando a segurança.

Segurança

Segundo o Major Ulisses, assessor de comunicação da 4ª região da Polícia Militar, haverá ampliação do número de policiais, além de agentes de trânsito, nos pontos de maior concentração de pessoas e veículos. A PM instalará, ainda, uma Base Comunitária Móvel no campus e atuará em regime de prontidão para facilitar o registro de possíveis ocorrências no decorrer das provas. Para estes casos, os candidatos devem recorrer preferencialmente aos seguintes locais: Shopping Independênciaa, Praça Cívica UFJF (durante horário de provas), 99ª Cia da PM (São Pedro), 30ª Cia da PM (Praça da Estação) e Santa Cruz Shopping.

Informação

A partir desta sexta-feira, 13, entra em funcionamento o serviço de balcões de informação, disponibilizados pela UFJF para atender aos candidatos. Os postos são colocados em locais estratégicos da cidade (veja) e tem o sentido de solucionar dúvidas dos estudantes, principalmente, em relação aos locais de prova, ônibus e orientações gerais sobre a prova.

É indispensável que o candidato leve um documento de identidade com foto e o comprovante definitivo de inscrição. É probido entrar nas salas portando aparelhos eletrônicos de qualquer tipo. ‘Até um fone de ouvido pode desclassificar o candidato”, alertou José Maria Pereira Guerra.

Não haverá tolerância para atrasos. As provas acontecem das 14h às 18h, sendo os gabaritos divulgados na internet uma hora e meia após o término da aplicação. O resultado final com os aprovados sai no dia 17 de fevereiro e as notas do Pism I e II no dia 21 de março de 2014.

Com informações da Assessoria da UFJF