Delegação de atletismo chinesa treinar? em Juiz de Fora para Rio 2016

Por

Delega??o de atletismo chinesa treinar? em Juiz de Fora para Rio 2016

UFJF oficializa chegada da delegação chinesa de atletismo para o Rio 2016

Parceria foi feita em forma de intercâmbio estudantil, não havendo cobrança de aluguel por parte da universidade

Lucas Soares
Repórter
4/08/2014

Duas visitas ao campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram suficientes para convencer a delegação chinesa de atletismo a se hospedar no período pré-olímpico na cidade, visando a preparação para os jogos do Rio 2016. O anúncio e a assinatura do protocolo de intenções entre as partes foi feito durante a manhã desta segunda-feira, 4 de agosto.

De acordo com o reitor da UFJF Henrique Duque, em 2010, foram investidos mais de R$ 21 milhões em melhorias e na construção do centro olímpico, muito antes de se pensar em receber a delegação. "Essa história começou em 2007, quando começamos a fazer dentro da UFJF os investimentos. Pensamos pequeno, e a medida que fomos conquistando recursos, o pensamento foi aumentando. Temos hoje uma infraestrutura invejável. Eu não tenho dúvida em dizer que nós temos a melhor estrutura, a mais perfeita do mundo, não ficando a desejar nada a nenhuma cidade e nenhum país. As obras fazem parte do projeto de expansão acadêmica. Já temos programados mais R$ 30 milhões em obras, visando a ampliação da Faculdade de Educação Física (Faefid), como aumento das salas de aula, ampliação da academia, construção de biblioteca e dois novos ginásios poliesportivos", explica Duque.

O diretor da Faefid, Maurício Bara, fala do legado que a decisão chinesa traz para a cidade. "Nós não fizemos nenhuma obra pra visitar de equipe, temos vários projetos dentro da universidade que existem há tempos, muito antes da reconstrução da faculdade. Já estava planejado muito antes da equipe chinesa vir, temos que trazer o legado para a UFJF. Fora isso, se vier a China treinar, ótimo. Esse é o grande detalhe", comenta. Ainda em negociação, Bara cita que outras delegações podem vir à Juiz de Fora. "A delegação canadense deve vir à cidade no fim de agosto para buscarmos fechar a parceria também. Os chineses concordaram em treinar com outros países. Ainda pretendemos trazer outras equipes para esportes de quadra, seja um handebol, um vôlei ou um tênis de mesa. Vamos aguardar os resultados dos pré-olímpicos", diz.

O treinador chefe da delegação chinesa, Feng Shuyong, comemorou o acerto. "Fui muito bem recebido pela universidade e pelas pessoas de Juiz de Fora. A estrutura oferecida é mais do que suficiente. Aqui tentamos reduzir a pressão antes da competição. Os atletas vão estar mais relaxados e concentrados para se prepararem para as Olímpiadas", garante. Ao todo, cerca de 100 pessoas devem vir para a cidade, entre atletas e equipe técnica.

A expectativa é que os chineses desembarquem em Juiz de Fora cerca de duas à três semanas antes dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer em Agosto de 2016. Outros atletas chineses devem ficar hospedados e treinando em São Paulo (SP), conforme determinação do país asiático.