Público bom na rodada, mas m?dia do campeonato ainda é baixa

Por

P?blico bom na rodada, mas m?dia do campeonato ainda ? baixa
Matheus Brum 3/08/2015

Público bom na rodada, mas média do campeonato ainda é baixa

Na quarta feira e nesse final de semana, 285.513 pessoas compraram ingresso para acompanhar o seu time do coração nos principais palcos do futebol brasileiro, resultando em uma média de 28.551 torcedores por partida, a mais alta do campeonato até então. Os destaques foram os públicos de Flamengo x Santos (51.749), Atlético-MG x São Paulo (47.606) e Palmeiras x Atlético-PR (38.794). Lembrando que para o cálculo, são considerados apenas os públicos pagantes.

Com essa presença massiva de torcedores, vimos grandes festas nas arquibancadas, que sem dúvida, abrilhantam ainda mais o evento futebol. Nas redes sociais, muitos festejavam tais números, chegando até a comparar com os vistos no futebol europeu. A média da rodada 16 do Campeonato Brasileiro foi muito boa para padrões nacionais, porém, quando olhamos para o "Velho Continente", vemos que estamos alguns degraus abaixo.

Segundo dados do Globoesporte.com, a média do Brasileirão até o momento é de 16.392 pagantes por peleja, o que deixa o Brasil com a 14ª maior média de torcida do mundo, de acordo com dados da temporada 2013-2014 da Pluri Consultoria.

Se analisarmos clube a clube do futebol brasileiro, vemos que o Palmeiras se destaca como o principal mandante desse Campeonato, levando uma média de 33.277 alviverdes ao Allianz Parque por rodada, tendo uma taxa de ocupação de 76% do estádio. Na sequência, vem o Flamengo, com média de 28.047 pagantes e ocupação de 35% do Maracanã. Em terceiro, vem o Corinthians com 27.173 de média e 60% de ocupação. Os números são muito bons para a realidade atual do esporte bretão no país, mas quando comparamos com outras ligas, nossos times não aparecem entre as trinta principais torcidas do mundo , de acordo com dados levantados na última temporada.

Outro problema enfrentado pelos clubes brasileiros, e muitas vezes esquecida pelos comentaristas, são as baixas "taxas de ocupação" dos estádios, que é a porcentagem de pagantes pelo número de assentos disponíveis para cada partida. De acordo com o Globoesporte.com, o Palmeiras lidera essa estatística (76%), com o Atlético-MG em segundo (64%) e o Corinthians em terceiro (60%). Esses números também são muito abaixo do registrado em outros continentes. Para se ter uma ideia, na atual temporada da Bundesliga, 15 dos 18 times participantes, tiveram taxa de ocupação acima dos 90%.

Óbvio que uma presença massiva de torcedores no estádio, fazendo sua festa, deixa o futebol mais bonito e emocionante. Devemos comemorar o público dessa rodada, mas temos que deixar claro que estamos muito atrás das principais ligas do mundo. Os programas de sócio-torcedor, aos poucos, vão deixando de engatinhar e dão seus primeiros passos, vacilantes, mas capazes de se manter de pé. Bem devagarzinho, o torcedor vai se acostumando com essa nova realidade. Mas acima de todos esses problemas, temos que entender que o futebol praticado dentro das quatro linhas está muito fraco, fazendo com que os amantes do esporte não se sintam interessados em ir aos estádios. Não há mágica para resolver esse problema. Bastam bons jogadores, bons jogos, bons preços e bom programa de sócio-torcedor, para que possamos voltar a encher nossos "templos sagrados" e transformá-los numa grande festa.

Outros destaques

1º - Tupi mais uma vez tropeça dentro de casa e começa a deixar sua situação no G-4 do Grupo B da Série C complicada. O time não consegue vencer há seis jogos, quatro pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil. Léston precisa colocar a "casa em ordem" para a pressão não aumentar ainda mais para o seu lado.

2º - Mais de 60.000 torcedores lotam o Maracanã e veem o Flamengo entregar um jogo que já estava "no bolso". Time começa a apresentar sinais de melhora sem o tradicional esquema de três volantes aplicados por Cristovão, mas vê a zaga "deixar a desejar" em mais uma partida e não consagra os rubros-negros que foram ao Maior do Mundo.

3º - Para quem gosta de natação, está rolando o Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia. É uma boa oportunidade de ver como estão os nadadores brasileiros em relação ao demais atletas do mundo.

4º - Na semana passada, a ESPN lançou o documentário "Osmar Santos, vai garotinho que a vida é sua", trazendo os momentos mais marcantes do "Pai da Matéria". Documentário lindíssimo, que traz grandes momentos, não só do narrador, mas do futebol brasileiro. Para um radialista, e acima de tudo, amante do rádio, não tenho como deixar de recomendar o vídeo.


Matheus Brum nascido e criado em Juiz de Fora, jornalista em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e desde criança, apaixonado pelo Flamengo e por esportes. Atualmente é escritor do blog "Entre Ternos e Chuteiras", estagiário da Rádio CBN Juiz de Fora e editor e apresentador do programa Mosaico é nascido e criado em Juiz de Fora.