O dia em que o Atl?tico-MG salvou os pontos corridos

Por

O dia em que o Atl?tico-MG salvou os pontos corridos
Lucas Soares 9/11/2015

O dia em que o Atlético-MG salvou os pontos corridos

Na última semana, após o Corinthians aplicar os impiedosos 3 a 0 no Atlético-MG, no Independência, no domingo, 1º de novembro, o assunto tornou-se presente nas mesas de debates esportivos no Brasil. O título do clube paulista, que jogaria no sábado, só seria confirmado após o jogo dos mineiros no domingo. Felizmente, pelo bem da fórmula dos pontos corridos, isso não aconteceu. É evidente que o Corinthians será o campeão, mas imagine só se tivesse sido ontem...

O Galo vai terminar o campeonato em segundo ou terceiro lugar, mas seu papel foi importantíssimo! O gol do argentino Dátolo, aos 46 da etapa final, decretou a vitória do Atlético-MG contra o Figueirense e manteve acesas as "chances" de título. Mas, na verdade, o que o Atlético fez foi garantir mais algumas temporadas de pontos corridos.

É só chegar a reta final do campeonato que já começa a aparecer as várias teorias e pontos de discussão sobre vantagens e desvantagens dessas fórmulas. Eu, particularmente, acho que os dois campeonatos principais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão bons. Enquanto a Copa do Brasil, que dura o ano todo desde 2013, explora o mata-mata, o Brasileirão tem os pontos corridos, justo e com grandes chances para agradar todos os torcedores.

Por outro lado, dizem que os pontos corridos perdem a graça na reta final, visto que muitos clubes "entram de férias" rodadas antes do término da competição, outros são acusados de entregar jogos para prejudicar o maior rival e etc..

Apesar dessas reclamações todas não fazerem muito sentido, o Atlético salvou a atual fórmula. Porque se o Corinthians fosse campeão sem ter entrado em campo no dia e, o pior, sem a partida ser televisionada, a TV Globo, que detém os direitos do campeonato, ficaria sem ter o que mostrar. Logo ela, que mantém o futebol regularmente em sua grande de programação há tantos anos e paga milhões aos clubes para exibir as partidas. Certamente a fórmula entraria em novo debate e, quem sabe, poderia ter sido prejudicada.

Ponto positivo em tudo isso foi a Polícia Militar de São Paulo, que não liberou a realização das duas partidas no mesmo dia na cidade. Apesar da pressão que certamente rolou por parte da CBF e da Globo, a segurança ficou em primeiro lugar e não liberou a mudança. Haveria uma possibilidade remota também de alterar as duas partidas. Palmeiras e Vasco jogariam no sábado e Corinthians e Coritiba no domingo, mas o Verdão, maior rival do Corinthians, não topou.

Na quinta-feira, 19 de novembro, Corinthians e Atlético vão jogar contra Vasco e São Paulo, ambos fora de casa, no mesmo horário (22h). Um empate ou derrota dos mineiros e o título é do Timão. Para o Corinthians, basta uma vitória nos últimos quatro jogos para depender apenas de si. E aí, o campeonato "acaba" na quinta?