Windows XP

Por

Windows XP: o sistema experiente

Software mais recente da Microsoft n?o ? recomendado pelos vendedores de JF

Deborah Moratori
27/08/03

O nome da mais nova vers?o do Windows criada pela Microsoft demonstra que a empresa trabalhou com afinco para a cria??o desse software. XP, no caso, quer dizer experience, do ingl?s, experi?ncia.

O programa que sucede o Windows Millennium e tamb?m o Windows 2000 est? ? venda em duas vers?es: o Windows XP Home Edition e o Windows XP Professional Edition - que substitui o Windows 2000 Professional. H? tamb?m o Windows XP Media Center Edition, que vem pr?-instalado em alguns computadores espec?ficos com DVD, controle remoto e outras funcionalidades espec?ficas.

Em Juiz de Fora, a maioria das lojas que comercializam equipamentos de inform?tica disponibiliza o Windows XP, embora o sistema n?o seja o mais recomendado pelos vendedores. S?lvio Jr., do departamento de vendas de uma loja, explica que o software n?o possui drivers de instala??o para todas as placas e, por isso, recomenda as vers?es anteriores - as que mais saem na loja s?o as vers?es 98 e Millennium.

Em outra loja, o vendedor Jo?o Batista, diz que s? vende o Windows XP quando o cliente exige. "O XP n?o ? indicado por causa da incompatibilidade com alguns sistemas. A Microsoft est? para lan?ar a vers?o que corrige as falhas do sistema. Esse lan?amento estava previsto para sair em agosto, mas at? agora nada". O sistema que mais sai na loja em que trabala ainda ? o 98.

O que h? de novo
Os especialistas que testaram o Windows XP destacaram sua maior estabilidade, mas t?m d?vidas sobre a necessidade de atualiza??o, sobretudo no que diz respeito ? vers?o 2000. No entanto, acreditam que atualiza??o ? imprescind?vel para o Windows 95 e para o Windows Me.

Entre as vantagens do sistema operacional est?o a rapidez, a facilidade e a estabilidade em rela??o aos outros programas criados pela Microsoft. A vers?o mais atual est? sendo considerada a melhor at? agora.

No que diz respeito ? estabilidade, se um aplicativo ? bloqueado, n?o paralisa todo o sistema. Isso porque a exemplo do Windows 2000, os programas n?o t?m acesso ao kernel - n?cleo - do c?digo do sistema operacional. Gra?as tamb?m ? separa??o dos processos, outra caracter?stica herdada da edi??o 2000, cada programa est? em um espa?o de mem?ria completamente separado e protegido. Assim, um eventual travamento em um deles n?o atrapalha o funcionamento dos outros. Em rela??o ?s vers?es anteriores ? poss?vel dizer que o Windows XP ? mais est?vel do que o Windows 98 e o Me e t?o est?vel quanto o Windows 2000.

Se no quesito estabilidade o novo sistema operacional representa uma grande evolu??o sobre as vers?es dom?sticas, o Windows XP ? ligeiramente mais r?pido do que suas edi?es mais antigas.

A facilidade da opera??o atrav?s do sistema deve-se n?o s? ao visual gr?fico (clique na imagem ao lado) com possibilidade de skins - modifica?es que o usu?rio faz para alterar e personalizar o visual padr?o do programa -, mas tamb?m ? possibilidade de um usu?rio logar-se sem a necessidade de outro usu?rio fazer logoff.

Conhe?a as caracter?sticas do sistema operacional

Pr?s e contras

Entre outras caracter?sticas, o WinXP introduz muitas novidades e melhora muito a vida do usu?rio, de modo que n?o fique t?o dependente de softwares de terceiros. O XP, por exemplo, j? traz um visualizador de imagens, semelhante ao ACDSee, que permite converter os arquivos para outras extens?es.

Al?m desse, tamb?m ? poss?vel substituir outros programas que o Windows XP j? inclui como o acesso remoto (PCAnywhere), o suporte a arquivos .zip (WinZip) e o firewall (ZoneAlarm). Para grava??o de CD-R e CD-RW, com a vers?o n?o h? necessidade de softwares adicionais, como o Easy CD Creator.

Em contrapartida, o sistema operacional precisa de mem?ria RAM para rodar bem. Por ter muito recurso gr?fico, ele consome bastante mem?ria. O sistema fica lento em computadores com menos de 128 Mb RAM. Essa ? a capacidade m?nima para o programa realizar suas tarefas com agilidade. N?o adianta ter o melhor computador que existir e n?o ter mem?ria para rodar o WinXP.

Al?m disso, como ainda ? um sistema novo, pode ser que alguns usu?rios tenham dificuldade de instalar programas antigos em fun??o de incompatibilidade. N?o s? programas, mas determinados equipamentos antigos, como placas de modem, por exemplo, podem n?o funcionar com o Windows XP.

Para resolver alguns problemas, a Microsoft j? criou um pacote chamado Service Pack 1 que corrigiu v?rios problemas do sistema operacional original, lan?ado em 2001. Outras falhas, por?m, come?aram a surgir e muitos os usu?rios j? exigem o Service Pack 2, mas parece que esse s? deve sair l? para 2004.

Vantagens que o Windows XP apresenta

Saiba mais sobre o sistema operacional na p?gina oficial do Windows XP: www.microsoft.com/windowsxp. Em portugu?s, clique: www.microsoft.com/brasil/windowsxp.

  • Leia tamb?m:
    Conhe?a as d?vidas mais freq?entes sobre o Windows XP