Circuito funcional é a nova opçâo de atividade fúsica em JF

Por

Circuito funcional é a nova opção de atividade física em JFExercício é divido em estações que duram em média 45 segundos. Objetivo é treinar e melhorar as capacidades físicas de cada pessoa

Jorge Júnior
Repórter
6/5/2011

Uma nova opção de exercício está sendo oferecida em Juiz de Fora: o circuito funcional. Quem explica é o professor de educação física e proprietário de uma academia na cidade, Marcelo Brigatto. "Na verdade tratam-se dos exercícios funcionais, uma novidade nem tanto recente, mas que era usada de forma praticamente individual, como em sessões de reabilitação, por exemplo."

A novidade do exercício é que todos o movimentos são realizados em uma mesma aula, com vários alunos, os quais vão mudando de atividade de acordo com o tempo determinado para cada aparelho até completar o circuito, que dura em média três voltas. "Treinamos, em uma só aula, capacidades físicas que usamos no nosso dia a dia. Os alunos já sentem diferença quando precisam usar algumas dessas capacidades", explica Brigatto. Cada estação dura em média 45 segundos.

Exercícios aeróbicos, barreiras de obstáculo, exercícios com elásticos e abdominais são praticados nas atividades. São usados ainda acessórios como discos de desequilíbrio, barreiras de obstáculos, bolas medicinais, bolas usadas no pilates, cones, escada de agilidade, suportes de flexão e o TRX, formado por duas alças presas em uma fita e um mosquetão para se fazer vários exercícios chamados de suspensão. "Utilizamos como carga, o nosso próprio peso."

Segundo o profissional, o objetivo é treinar e melhorar as capacidades físicas de cada pessoa. "De forma geral, o circuito visa melhorar a parte aeróbica, a agilidade, a força, a coordenação, o equilíbrio, enfim, tudo o que precisamos no nosso dia a dia para desempenhar nossas atividades."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken