Câmara entrega anteprojeto sobre taxas de antenas de telefonia móvel

Por

C?mara entrega anteprojeto sobre taxas de antenas de telefonia m?vel

Câmara entrega anteprojeto sobre taxas de antenas de telefonia móvel para Executivo

A Comissão de Telefonia vai a Brasília nos dias 27 e 28 de abril para solicitar à Anatel levantamento de áreas descobertas sinal móvel em Juiz de Fora

Angeliza Lopes
Repórter
1/04/2015

Vereadores da Comissão de Telefonia da Câmara Municipal de Juiz de Fora entregaram, nesta quarta-feira, 1° de abril, o anteprojeto sobre as normas para instalação e operação de Estações Rádiobases (ERBs) ao prefeito Bruno Siqueira, no gabinete no prédio do administrativo. Agora, a proposta passará pelo jurídico do Executivo, para que seja elaborada e enviada à Câmara em formato de Mensagem. O texto foi feito em conjunto com secretários municipais, operadoras e procuradorias do Legislativo e do administrativo. A intenção é que o projeto de lei seja votado e sancionado no próximo ano.

A futura norma regulamenta o processo de licenciamento e valores de taxas compatíveis para instalação de antenas de operadoras da telefonia e internet móvel, em Juiz de Fora. Em contrapartida, os vereadores cobram investimentos das operadores com melhoria na captação de sinais. Integram a Comissão os vereadores João do Joaninho (DEM), Vagner de Oliveira (PR), Chico Evangelista (Pros) e Oliveira Tresse (PSC). Conforme o João do Joaninho a iniciativa pretende facilitar maiores investimentos na qualidade do serviço de telefonia na cidade. "Por não termos lei própria, cobrávamos muito caro para a instalação de ERBs, o que dificultava maiores investimentos das operadoras. A lei não estipula grandes exigências, mas está previsto que caso não seja cumprido o que está na norma, haverá multas", explica.

Nos próximos dias 27 e 28, os vereadores estarão em reunião em Brasília, com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para solicitar o envio de equipes em Juiz de Fora para a realização de um levantamento de áreas descobertas. "Assim poderemos cobrar maior cobertura pelas operadoras nas áreas apontadas pela Anatel. Com a lei sancionada, a operadora deixa de pagar R$ 10 mil por ano, por cada antena, para R$ 9.400 de quatro em quatro anos, e também não haverá taxa para compartilhamento de sinal e valores adicionais em instalações nas áreas de proteção ambiental", completa João do Joaninho.

Outra conquista da Comissão foram as antenas instaladas na áreas rurais em Torreões, Rosário de Minas e Sarandira. A operadora Vivo ganhadora do processo licitatório do programa estadual Minas Comunica já fez a instalação das antenas, mas ainda faltam os transformadores de energia pela Cemig, para que as redes passem a funcionar.