?timo lugar para se trabalhar: conheça como funciona a metodologia do Great Place to Work

Por

Fábio Acauhi 23/8/2011

Ótimo lugar para se trabalhar

A busca pelo resultado e pelo sucesso no mercado é o alvo principal de toda corporação que se preze. Empresas esforçam-se de maneira descomunal para atingir o objetivo nunca antes atingido e, ao final do mês, mantêm-se estagnadas apesar de todas as técnicas e ferramentas utilizadas neste processo. Logo surge a preocupação e as perguntas do tipo: — "O que pode ter dado errado?" ou "Onde falhamos?" ou ainda, "será que faltou a mudança de alguns comportamentos durante o processo?".

Hoje, quero apresentar para vocês como funciona a metodologia do Great Place to Work, uma das principais e mais renomadas instituições que realizam a premiação dos melhores em cada segmento, para que possamos analisar se as áreas avaliadas estão presentes em sua empresa.

Somente para título de construção do nosso raciocínio, iremos dividir em cinco áreas principais que determinam o nível de confiança de sua empresa.

1 – A Credibilidade - Que determina a maneira como o funcionário vê seu o líder, se ele é aberto a novas ideias e sempre disponível, competente, moral, ético e etc.

2 – O Respeito - Como o profissional sente-se em relação ao tratado recebido por seu líder. Seus colaboradores sentem-se um ser humano ou um simples recurso (ferramenta).

3 – A Imparcialidade - Como seus colaboradores veem as regras de sua empresa, por exemplo: Se entendem claramente as diferenças salariais e as promoções (se é que há plano de carreira em sua empresa).

4 – O Orgulho - Sua equipe apresenta-se orgulhosa do trabalho que cada um realiza (devemos analisar a equipe e a empresa como um todo neste momento).

5 – A Camaradagem - A relação entre os colaboradores, independentemente de nível hierárquico. Existe o sentimento de colaboração e solidariedade?

Uma vez verificadas as áreas que compõem o nível de confiança, vamos avaliar um segundo nível, que se refere às práticas utilizadas na gestão que se divide em nove áreas:

1 - Contratar e receber – Eu chamo de útero, ou seja, onde sua equipe será gerada. As empresas que se destacam no mercado dedicam tempo ao preparo minucioso dos processos de seleção de seus novos profissionais. Procuram pessoas que, além das qualidades e habilidades técnicas necessárias, possuam valores compatíveis com os da sua empresa e que não só demonstre, mas realmente tenham atitudes adequadas à sua cultura da organização.

2 - Inspirar – A maneira como se coloca nas pessoas o sentimento de que são especiais e trabalham para uma instituição especial e única. Seriedade e honestidade aqui são fundamentais. Não venha reclamar que as coisas na sua equipe não vão bem, se a empresa só assina a carteira do seu novo colaborador após três meses, se a composição do salário é pago "por fora" e etc.

3 - Falar – Você fala a verdade? Comunique-se sempre e com muita abertura e sinceridade com seus comandados.

4 - Ouvir – O processo de estar sempre atento ao que os colaboradores têm a dizer. Tem sempre aquela empresa que ouve para cumprir protocolos; tratam, mas muito pouco ou quase nada é colocado em prática. Temos que nos perguntar se somos verdadeiramente abertos para as críticas ou sugestões.

5 - Agradecimento – É importante haver o reconhecimento, seja ele material ou simbólico.

6 - Desenvolver – Sua empresa tem o cuidado de contribuir para desenvolver as pessoas, tanto profissional quanto pessoalmente.

7 - Cuidar – O cuidar de cada colaborador como um indivíduo que possui sentimentos, problemas, alegrias e personalidade própria.

8 - Celebrar – As melhores empresas de cada segmento celebram muito todo tipo de conquista ou vitória: Novos clientes, fim de projetos, aniversários, premiações e muito mais.

9 - Compartilhar – O lucro final é compartilhado não somente entre acionistas, mas entre todos aqueles que ajudaram a conquistá-lo? Sejam em forma de premiações como metas, super metas e meta mix, por exemplo.

Essas são políticas que você pode colocar em prática, não com o objetivo de fazer sua empresa ser reconhecida publicamente, mas tendo como meta principal deixar ainda mais felizes as pessoas que lutam com você, aumentando a satisfação e o orgulho de seus colaboradores por fazerem parte de sua organização. Assim, aumentos significativos de resultado aparecerão naturalmente. Essa última, no entanto, é mera consequência das primeiras.

Agora é com vocês!

Um forte abraço e boa$ venda$


Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem.