Adriana Macilha Pivato
Campe? panamericana de karat? faz sucesso
com as aulas de tae bo na cidade

Luciana Mendon?a
07/06/2001

Ela veio da cidade de S?o Louren?o, sul de Minas Gerais, para cursar Educa??o F?sica na UFJF. Na mala, j? trouxe um trof?u de Campe? Panamericana em 1995, outro de Campe? Sulamericana em 1994, al?m dos 12 t?tulos brasileiros e 14 mineiros de karat?.

Com apenas 20 anos, Adriana Macilha Pivato foi considerada a oitava melhor atleta de karat? do mundo, pela categoria peso pesado, durante o campeonato disputado no Jap?o, em 1994. ?Eu treinava oito horas por dia. A prepara??o f?sica come?ava ?s 5h da manh?. Com a faculdade, ficou dif?cil conciliar estudos e competi?es?, recorda.

Hoje, com 26 anos, Adriana parou de competir, mas tem feito sucesso em Juiz de Fora com as aulas de Tae Bo. A modalidade ? um tipo de gin?stica aer?bica que segue movimentos do karat?, do box e do taekwondo.

"As aulas t?m uma repercuss?o boa porque s?o conduzidas de forma l?dica, com a utiliza??o de m?sicas e coreografias. Os movimentos de soco e chute ajudam a canalizar a agressividade, liberando as tens?es. Al?m disso, trabalhamos, seguindo os ensinamentos do karat?, com o lado emocional, de auto-controle e calma", explica a professora.

Apesar de se basearem no estilo que vem sendo praticado nas academias do Rio e de S?o Paulo, as aulas de Adriana t?m momentos originais, como o relaxamento final, com a pr?tica do tai chi chuan. Ela garante que, em breve, os alunos ter?o novas surpresas.

Voltar a competir pode ser outra surpresa que Adriana planeja para 2002. A atleta pretende retomar os treinamentos ainda este ano.

O esporte
O karat? ? uma arte marcial de origem chinesa, muito difundida no Jap?o, que trabalha com princ?pios de ataque e defesa, utilizando, principalmente, os p?s e as m?os. Divide-se em kata (luta de demonstra??o das t?cnicas) e kumite (a luta, propriamente). ? nesta segunda modalidade que Adriana Macilha Pivato competia, pela categoria peso pesado (daqueles que t?m acima de 53 quilos).

Segundo Adriana, atualmente, vencem as competi?es aqueles que t?m mais for?a. Por isso, os lutadores da Europa t?m conquistado mais t?tulos. No Brasil, o esporte ? considerado amador e os atletas enfrentam dificuldades para conseguir patroc?nio.