Juiz-foranos são destaque na Meia Maratona Internacional do Rio

Por

Juiz-foranos s?o destaque na Meia Maratona Internacional do Rio
Segunda-feira, 20 de agosto de 2012, atualizada às 18h

Juiz-foranos são destaque na Meia Maratona Internacional do Rio

Nathália Carvalho
Repórter

Os juiz-foranos Edson do Nascimento e Rubens Gabriel Ruela foram destaque na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada neste domingo, 19 de agosto. Ruela conquistou o segundo lugar geral na prova de cinco quilômetros com o tempo de 17min12seg e Nascimento ficou com o primeiro lugar na categoria 40-44 da prova de 21.097 quilômetros e 27º geral, com o tempo de 1h13min.

A prova reuniu cerca de 19 mil corredores nas praias do Rio, em um percurso que saiu às 9h de São Conrado e dirigiu-se até o Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. Os quenianos foram os vencedores da Maratona, com Wilson Erupe Loyanae e Paskalia Kipkoech em primeiro lugar no pódio.

Mais de 150 atletas de JF

De acordo com o técnico da equipe Saúde Performance, Marcos Hallack, a prova contou com a presença de mais de 150 atletas de Juiz de Fora, sendo 40 da equipe. "A presença da cidade era forte, tanto de atletas ligados a equipes quanto individuais. Foi um dia ótimo, uma prova difícil devido ao calor, mas obtemos um resultado positivo, tendo em vista que a Maratona é considerada uma das maiores provas rua do Brasil", comenta.

O atleta amador da equipe juiz-forana, Edson do Nascimento, consagrou-se tetracampeão em sua oitava participação na prova. Segundo Nascimento, o tempo ficou acima do que está acostumado a realizar, mas o resultado foi positivo. "Não fiz a minha meta porque é uma prova que engloba muita gente, fica difícil alongar e aquecer direito. Apesar de ser da categoria amador, consegui passar muitos atletas da elite e chegar em 27º geral", explica.

O maratonista Gedair Reis, que se restabelece de uma cirurgia no joelho, realizou a prova como parte da recuperação e acompanhou o desempenho de muitos atletas locais. "Fizemos uma boa corrida, em um ritmo agradável. Agora, resta nos prepararmos cada vez mais para lidar com as adversidades, como o calor forte do Rio."

Reis destaca a atuação do atleta Jeová Gomes de Andrade, 3º lugar na categoria 75-79, com o tempo de 2h9min. "O Jeová tem 76 anos e é um atleta muito empenhado. Fico satisfeito com o resultado dele, uma pessoa dessa idade que consegue correr durante duas horas sem parar é algo muito satisfatório", ressalta.

Os textos são revisados por Mariana Benicá