S?bado, 16 de junho de 2007, atualizada ?s 16h59

Concurso da Guarda Municipal acontece domingo. PJF adequa edital ao Estatuto do Idoso

Fernanda Leonel
Rep?rter
16/06/2007

A Prefeitura de Juiz de Fora, respons?vel pelo processo seletivo que acontece neste domingo, dia 17 de junho, para contrata??o de agentes de tr?nsito e para a futura guarda-municipal da cidade, resolveu adequar o edital do concurso ao Estatuto do Idoso.

A partir de agora, em caso de empate para preenchimento das vagas, fica com o melhor resultado quem tem maior idade, e n?o quem conseguiu mais pontos na prova, conforme estava determinado antes da corre??o no edital.

At? a ?ltima sexta-feira, dia 15 de junho, ainda existiam d?vidas em rela??o ao concurso, exatamente porque o executivo ainda n?o havia se pronunciado.

Na segunda-feira, dia 11 de junho, o Minist?rio P?blico havia encaminhado ? Prefeitura uma recomenda??o de suspens?o do processo seletivo. O promotor respons?vel pela notifica??o, Paulo C?sar Ramalho alegou irregularidades no edital. Um dos pontos, estava baseados na quest?o que a PJF resolveu.

Segundo a assessoria de imprensa, Paulo Ramalho estaria disposto a entrar com a??o civil p?blica, pedindo o cancelamento do concurso, caso a Prefeitura n?o acatasse sua orienta??o. Mais de 8.500 pessoas est?o inscritas no processo seletivo e fazem prova no fim de semana.

O emprego

O sal?rio previsto ? para os classificados nas provas ? de R$ 1.050. Haver? vagas tamb?m para um ouvidor, quatro supervisores, um chefe de departamento e um subsecret?rio. Estes cargos, no entanto, ser?o preenchidos por livre nomea??o do prefeito.

A nova guarda vai contar com o apoio de 20 viaturas e dez motos, que v?o transportar os causadores de ocorr?ncia assim como fazer vig?lias noturnas pela cidade. Os modelos foram escolhidos baseado no sistema de transporte da penitenci?ria.

A previs?o ? de os concursados passem 120 dias na Academia de Pol?cia, ininterruptamente, de segunda a segunda. Nesse per?odo, eles j? v?o receber o sal?rio, e devem passar por testes f?sicos e avalia??o psicol?gica.

A Guarda Municipal de Juiz de Fora tem poder para atuar em todo o estado de Minas Gerais. Isso quer dizer que pode entrar em Matias Barbosa, Belo Horizonte ou Uberl?ndia com os mesmos objetivos e determina?es que teria em Juiz de Fora.