Suporte Online

Por

Meu email? Mas eu n?o encaminhei nada!
Meu amigo disse que enviei um email com v?rus pra ele, mas eu tenho a certeza de que n?o fui eu! O estranho ? que o endere?o eletr?nico era meu mesmo! Ser? que est?o usando meu email sem autoriza??o?

Ludmila Gusman
Editora
08/11/04

Quem j? n?o encontrou em sua caixa postal uma mensagem afirmando que as informa?es enviadas, atrav?s de seu endere?o eletr?nico, continham v?rus? O espanto ? maior quando voc? tem a certeza de que do seu correio eletr?nico n?o saiu nada. E os amigos ent?o? Tem gente que fica brava com voc? dizendo que recebeu um email, abriu o arquivo confiando no destinat?rio (voc?!) e o resultado foi catastr?fico: um v?rus no computador.

A?, voc? desconta sua raiva no Provedor e quer saber logo o que est? acontecendo. Afinal, n?o enviou mensagem nenhuma e desconfia de que seu endere?o eletr?nico est? sendo usado por outras pessoas, sem sua autoriza??o.

Calma... n?o ? nada disso! O fato das pessoas terem recebido mensagens com v?rus, contendo seu endere?o de email, n?o significa que estes emails tenham sido, necessariamente, enviados por voc?. Existem v?rus que, quando s?o executados em determinadas m?quinas, buscam os emails armazenados no cat?logo de endere?os de seu amigo - por exemplo - que possui l? o seu contato.

Em seguida, o v?rus utiliza estes endere?os (o seu por exemplo) como "m?scaras" para outros endere?os de email. Al?m dos cat?logos de endere?os, os v?rus tamb?m podem buscar links em arquivos do Office, como Word e Excel.

Est? a? a confus?o! Na verdade, n?o foi voc? o destinat?rio e sim o v?rus que quer "enganar" o seu amigo e faz?-lo abrir o arquivo para infectar a m?quina. Por isso, o seu amigo recebe um email achando que ? voc?, quando na verdade n?o ?.

Recebendo mensagens de alertas de v?rus que voc? n?o enviou:
Se seu email for usado como m?scara e o Provedor possuir um sistema para barrar mensagens que contenham v?rus, automaticamente, voc? pode receber uma mensagem alertando que o email enviado por voc? (na verdade pelo v?rus que pegou seu contato em algum computador) est? infectado. Este ? um sistema de antiv?rus usado por alguns provedores, como por exemplo o da ACESSA.com.

Toda vez que os nossos usu?rios recebem emails com v?rus, o sistema barra o conte?do e manda uma alerta de v?rus para o destinat?rio. Portanto, se o v?rus utilizou seu email como m?scara, possivelmente voc? receber? este alerta dizendo que enviou uma mensagem infectada, mas fique tranq?ilo! Agora, voc? j? sabe que essa ? a nova forma que o v?rus encontrou de atingir o computador. Ent?o, muito cuidado. Atualize sempre o seu anti-v?rus e fique atento ao abrir qualquer tipo de arquivo!

Os usu?rios ACESSA.com podem esclarecer suas d?vidas ou adquirirem mais informa?es pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h. Ou pelo e-mail suporte@acessa.com

Leia mais:

  • Proteja-se dos hackers
  • ACESSA.com oferece programa anti-spam aos usu?rios
  • Proteja seu micro


    Se voc? tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporteonline@acessa.com