Endometriose -

Por

Endometriose
Doen?a benigna pode acontecer em mulheres que menstruam.
Apesar de n?o ter cura completa, possui tratamento

S?lvia Zoche
Rep?rter
18/08/2006

A ginecologista Fernanda Polisseni fala sobre a doen?a endometriose que ocorre com as mulheres. Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo.

Grande parte das mulheres sofre com dores, pelo menos, um dia no m?s. As c?licas menstruais chegam a atrapalhar a rotina de vida de algumas que sentem muitas dores e nem mesmo analg?sicos conseguem dar conta. A dor no baixo ventre ou na barriga, algumas vezes, vem acompanhada de dores de cabe?a, diarr?ia, entre outros sintomas. Apesar de algumas mulheres conseguirem conviver com estas dores sem grandes problemas, outras sofrem muito.

A c?lica menstrual progressiva ? um dos sintomas de uma doen?a comum, benigna, mas que nem todo mundo sabe o que ?: a endometriose. Mas ? preciso que fique claro um detalhe. Nem toda c?lica menstrual ? sin?nimo de endometriose, assim como nem todas as mulheres que t?m endometriose sofrem de c?lica.

Outros sintomas que podem ser causados pela endometriose s?o dor na rela??o sexual, sangramento fora do per?odo e infertilidade. Aqui se faz a mesma ressalva. Nem sempre estes sintomas significam que o problema ? causado por endometriose.

O que ??
Afinal, o que ? esta doen?a? Segundo a m?dica ginecologista, especialista em reprodu??o, Fernanda Polisseni (foto abaixo), a endometriose ? uma doen?a benigna, e existem v?rias teorias para sua explica??o. A mais aceita ? que a doen?a ? causada pela presen?a de tecido endometrial - que fica no ?tero e ? renovado mensalmente - em outros locais do abd?men, em mulheres que menstruam. A sa?da da menstrua??o ? pelo c?lo e o refluxo menstrual sai pela abertura das trompas e cai no abd?men. Em algumas mulheres, o refluxo se fixa em alguns ?rg?os e causam problemas. A quantidade de fluxo menstrual n?o tem rela??o com a doen?a.

Diagn?stico e tratamento
Saber se a mulher apresenta endometriose n?o ? t?o simples. "Existem v?rios graus de endometriose, que vai da m?nima a severa. A dificuldade de diagn?stico ? porque n?o existe compatibilidade entre sintomas e grau. Tem mulher que pode ter c?licas muito fortes e ter uma endometriose leve. Outras, n?o apresenta dores e a doen?a ? severa", explica.

Mas isso n?o ? motivo para que se entre em p?nico, porque a maioria apresenta os sintomas. O ?nico exame que comprova a exist?ncia ou n?o da doen?a chama-se videolaparoscopia, que ? a introdu??o de uma pequena c?mera pela barriga que localiza o tecido endometrial fora do abd?men. Por outra incis?o na barriga, retira-se um peda?o deste tecido para fazer a biopsia. "? o ?nico que d? o diagn?stico de certeza. A ultrassonografia pode dar um alarme, mas certeza n?o".

A doen?a n?o tem cura completa, mas possui tratamento. "O tratamento depende da sintomatologia da paciente", afirma a m?dica. Em casos de c?licas, existem inje?es mensais que p?ra o funcionamento dos ov?rios. "? uma menopausa for?ada". Por?m, s? pode ser aplicada durante seis meses. Quanto mais tempo de pausa nas aplica?es, melhor, segundo Fernanda.

Em casos de infertilidade - a chance de infertilidade em quem tem endometriose ? de quase 80% -, acompanhadas de c?licas progressiva intensa, a recomenda??o ? tomar rem?dios para dor indicado pelo m?dico e um tratamento para a infertilidade.

A infertilidade pode ser direta, que acontece pelo entupimento das trompas ou ader?ncia delas a outros ?rg?os. A ader?ncia entre os ?rg?os pode trazer v?rias conseq??ncias, como a obstru??o intestinal, que ? grave e provoca dor aguda. A maneira indireta ? que a endometriose pode causar problemas nos sistema imunol?gico, que dificulta a implanta??o do embri?o e, no ov?rio, piora a qualidade dos ?vulos.