Cerca de 50 juiz-foranos participaram da São Silvestre

Por

Cerca de 50 juiz-foranos participaram da S?o Silvestre
Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014, atualizada às 09h57

Cerca de 50 juiz-foranos participaram da São Silvestre

Lucas Soares*
Repórter

A corrida de rua mais tradicional do Brasil contou com a participação de cerca de 50 atletas de Juiz de Fora entre os quase 28 mil atletas de todo o mundo, na tarde da última terça-feira, 31 de dezembro, em São Paulo.

De acordo com o servidor público Gedair Reis, que correu pela sétima vez, a prova foi considerada difícil. "Atuei como voluntário para deficiente visual da prova, uma experiência nova. Tivemos dificuldades para ultrapassagem em dois, tendo que praticamente andar em alguns pontos", comenta. No grupo de Gedair, 12 competidoras participaram da prova feminina e outros 24 da prova masculina, sendo que dois eram deficientes, um visual e um auditivo.

Da equipe que levou Gedair, o atleta que chegou em menor tempo foi Júlio Macedo, que competiu na categoria 25-29. "Foi meu primeiro ano disputando corridas, minha primeira São Silvestre e um ótimo tempo, com uma hora e cinquenta e oito segundos. No próximo ano pretendo ser mais rápido", comenta. Júlio é treinado por Viviany Anderson, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá), em 1999, e campeã das maratonas do Rio de Janeiro, em 1997, e de São Paulo, em 1998.

Outro atleta que se destacou na São Silvestre 2013 foi Nelson Gonçalves de Oliveira, que luta contra o câncer. "Sigo corretamente a orientação médica. Hoje treino menos, a velocidade diminuiu, mas não perdi o prazer pelas corridas. Disputo poucas e sempre pego leve. Treino duas ou três vezes por semana. A São Silvestre é uma corrida muito especial, é a festa dos corredores com a participação da população de São Paulo nos apoiando, desejo voltar outras vezes", relata o corredor que terminou com o tempo de duas horas e cinco minutos.

A estreante Célia Claveland descreveu o sentimento de participar pela primeira vez do evento. "Emoção do começo ao fim. Foi um prazer enorme registrar todos os momentos da minha São Silvestre, não apenas passar pelas ruas de São Paulo. Deixei a emoção sair pelos olhos em forma de lágrimas ou pelos poros que ficaram arrepiados", conta.

São Silvestre

A edição de 2013 da São Silvestre foi novamente dominada pelos quenianos. O pódio masculino foi todo composto por atletas do país africano, enquanto que na prova feminina, a vencedora também vem da Quênia. O melhor brasileiro foi Giovani dos Santos, que terminou em quarto lugar, com tempo de 44 minutos e 50 segundos. Veja os cinco primeiros colocados de cada categoria.

Feminino
1)Nancy Kipron - QUE - 51m58s
2) Kebede Gudeta - ETI - 52m06s
3) Jackline Juma Sakilu - TZA - 52m29s
4) Sara Makera - TZA - 52m40s
5) Delvine Meringor - QUE - 52m46s

Masculino
1) Edwin Kipsang - QUE - 43m48s
2) Mark Korir - QUE - 44m09s
3) Stanlei Koech - QUE - 44m29s
4) Giovani dos Santos - BRA - 44m50s
5) Abderrhime Elasri - MAR - 45m28s 

*Colaborou Gedair Reis