Analisando Kazan: Brasil tem chances na Natação em 2016?

Por

Analisando Kazan: Brasil tem chances na Nata??o em 2016?
Matheus Brum 10/08/2015

Analisando Kazan: Brasil tem chances na Natação em 2016?

Neste domingo aconteceu o encerramento do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que foi realizado em Kazan, na Rússia, onde o Brasil conquistou sete medalhas, três na Maratona Aquática e quatro na Natação. Falando especificamente das medalhas conquistadas dentro da piscina, foram três de prata e uma de bronze. Em uma comparação com o último Mundial, realizado em Barcelona, há dois anos atrás, o desempenho de nossos nadadores caiu, já que no último campeonato conquistamos cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de bronze.

Nicholas Santos, no 50m borboleta; Etiene Medeiros no 50m costas e Thiago Pereira no 200m medley, com a prata, e Bruno Fratus, no 50m livre, com o bronze, foram os atletas medalhados no Mundial.

Depois de um Pan-Americano muito bom da Natação Brasileira, onde foram conquistadas 26 medalhas, se criou uma expectativa muito grande para a disputa na Rússia, onde os principais nadadores do mundo iriam se enfrentar "raia a raia". Mas, por incrível que pareça, a disputa no Canadá atrapalhou muito nossos atletas, já que vieram desgastados, ao contrário dos outros competidores.

Na Natação, há uma fase chamada de "polimento", que é um período antes das grandes competições, no qual o nadador entra numa fase de treinos leves para poupar os músculos, sobrecarregados com o ritmo forte de treinos. Como o Pan é uma competição de vital importância para o Comitê Olímpico Brasileiro, por questões que já escrevi aqui, os atletas fizeram o polimento para essa competição. Como o Mundial começou exatamente quinze dias após o último dia de disputas nas piscinas canadenses, houve um período muito curto de descanso, afetando assim, os resultados dos principais nadadores brasileiros. Além disso, nadadores como César Cielo, favorito nas provas rápidas do nado livre, sofreram lesões e não chegaram no auge da forma física. Inclusive, "Cesão", desistiu de disputar suas melhores provas por causa de problemas no ombro.

, estagiário da Rádio CBN Juiz de Fora e editor e apresentador do programa Mosaico é nascido e criado em Juiz de Fora.