E o marketing, Tupi?

Por

E o marketing, Tupi?
Matheus Brum 8/03/2016

E o marketing, Tupi?

Nesse final de semana, o Tupi recebeu a equipe do Villa Nova, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Durante o jogo, foram realizadas algumas ações de marketing, como a presença de stand de venda com produtos do clube e promoções em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Todas essas ações são muito válidas para o clube, afinal de contas, no futebol de hoje, tais táticas são tão efetivas quanto as usadas pelos treinadores dentro de campo. Ter a torcida do lado não é só um sinal de força nas quatro linhas, mas também fora dela, colocando-o em evidência e trazendo receita. Com isso, há verba para melhorar a infraestrutura e a montagem dos times, que, consequentemente, resulta em briga por títulos.

Durante essa última semana, percebi que alguns torcedores estavam preocupados com a baixa média de público do Tupi no Estadual. Fui checar os números e eles chegam a ser assustadores. O Galo possuí a pior média no Mineiro, com apenas 1.104 torcedores por partida. Para piorar, as duas partidas com menos público, foram do alvinegro, contra o Uberlândia e Guarani Uma pequena observação: nesse levantamento do ge.com, há um erro no número de pagantes da partida contra o Villa Nova. O público foi de 1.290 torcedores.

Lembrando que Juiz de Fora é a terceira maior cidade com equipe presente no Mineiro, com quase 500 mil habitantes de acordo com o censo de 2010. Maiores que a "terrinha", apenas Belo Horizonte e Uberlândia.
Fazendo uma comparação entre os clubes das três primeiras divisões, o "Fantasma do Mineirão" possuí a quinta pior média entre os sessenta principais clubes do Brasil! (lembrando que os dados do ge.com estão errados e que a média real do Tupi é de 1.104 torcedores por partida). Ao analisar esses dados, fica a pergunta: o que fazer para levar os torcedores ao Mário Helênio?

 Web Rádio Nac, apresentando uma coluna de opinião diariamente; editor e apresentador do programa Mosaico, que vai ao ar semanalmente na TVE, canal 12, e é membro da Acesso Comunicação Júnior, Empresa Júnior da Faculdade de Comunicação da UFJF, trabalhando no Departamento de Projetos e no núcleo de Jornalismo.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conte�do dos textos de sua autoria. A opini�o dos autores n�o necessariamente expressa a linha editorial e a vis�o do Portal ACESSA.com