Número de idosos vacinados contra a gripe em JF fica abaixo da meta estipulada pelo Ministário da Saúde

Por

Quarta-feira, 10 de junho de 2009, atualizada às 15h24

Número de idosos vacinados contra a gripe em JF fica abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde

Guilherme Arêas
Repórter

Juiz de Fora não alcançou a meta de 80% de idosos vacinados contra a gripe. Até o término da campanha, na última sexta, dia 5 de junho, foram administradas 48.379 doses, atingindo um total de 73,4% dos 65.911 idosos que moram na cidade.

A Secretaria de Saúde informou que as cerca de quatro mil doses que sobraram na cidade ainda estarão disponíveis nos postos de atendimento até o estoque ser esgotado. O Ministério da Saúde informou, porém, que as doses serão enviadas aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) de cada Estado, para ficarem disponíveis às pessoas em situações especiais.

Em 2007, quando a meta preconizada pelo Ministério era de 70%, foram imunizados 73,6% dos idosos em Juiz de Fora. Em 2008, quando se elevou o percentual para 80%, o número de pessoas acima dos 60 anos vacinadas atingiu pouco mais de 71%.

Em Minas, a meta deste ano foi alcançada e 83,73% dos idosos receberam a vacina. O número corresponde a pouco mais de 1,8 milhões de pessoas. A média nacional também ficou acima do recomendado, chegando a 81,47% de imunização. Ao todo, foram distribuídas 15,8 milhões de doses da vacina.

Apesar de ocupar a quinta colocação entre os Estados que numericamente mais aplicaram a vacina, o Rio Grande do Sul foi o que proporcionalmente menos vacinou sua população idosa, atingindo 71,96% de imunização. Na ponta oposta, o Amapá distribuiu mais vacinas do que o número de idosos do Estado e chegou a 102,8% de imunização.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes