No apagar das luzes de 2021, eu lhe desejo...

Por

No apagar das luzes de 2021, eu lhe desejo...



Saúde! Quem ousa pedir outra coisa em 2022? 

Como leitora de Drummond, não posso deixar de me refazer e desejar novos acontecimentos para ano que se aproxima, apesar da pauta pandêmica mundial. É preciso sim repartir a vida em capítulos, dividir os dias em anos e desejar novos ventos para o próximo ciclo, isso sim é algo inteligente (e poético) a se fazer. No entanto, peço licença se pareço ambiciosa, mas eu quero mais que saúde para você, mãe, em 2022.

Ano que vem eu desejo a você mais autoconfiança. É disso que quero falar, sobre autoconfiança. Acredite na sua conduta materna, no seu instinto, nos seus valores. Estude, aprenda e melhore – mas faça isso por você. Não porque recebeu uma crítica de alguém que não faz a metade do que você faz.

A autoconfiança materna é posta em cheque a todo momento: quando optamos não levar agasalho e alguém acha que você esqueceu, quando o filho está a brincar livremente a alguém acha que ele vai cair e morrer, quando seu filho não almoça igual ao filho da fulana... Exemplos bobos, que podem ser substituídos por outras situações que vivemos diariamente e nós, mães, sabemos muito bem do que se trata. Ter autoconfiança no seu maternar é um ato revolucionário libertador que eu te desejo para 2022.

Observe com clareza as críticas que lhe recaem, perceba o quanto são vazias de atitudes e ações efetivas para colaborar com o bem estar do seu rebento, perceba que se tratam apenas de comentários inúteis e dispensáveis, nenhuma novidade ou situação com a qual você não está lidando.

Seja autoconfiante.

Atente para os sacrifícios que você faz todos os dias, seja abrindo mão da convivência diária com seu filhote para trabalhar e prover o que há de melhor, seja abdicando de uma carreira e dependendo financeiramente de um terceiro, perceba: sua escolha, sua conduta, ninguém por perto faria melhor. Até poderia, se quisesse, se fosse fácil. Mas fácil mesmo é falar.

Nesse ano que se inicia, desejo que a autoconfiança e alegria estejam sempre contigo e com seu(s) filhxs, que a força da maternidade possa conduzir os seus passos numa estrada de amor e boa convivência com as pessoas que você ama e convive. Que seja um ano de muita saúde e que alguma tranqüilidade possa vir também, se der. No mais, segue e confia em ti, no seu trabalho incessante, nas suas decisões de corpo, alma e coração.

Ser mãe é um papel social que anula muitos outros, então se você, assim como eu, está nessa jornada, esteja sempre autoconfiante da sua conduta e exerça a sua existência com alegria.

Que seja um feliz ano novo para todas, todes e todos!